Gelatina emagrece e tem muitos outros benefícios

Quando falamos em gelatina, muita gente já pensa em colocar creme de leite e leite…


Quando falamos em gelatina, muita gente já pensa em colocar creme de leite e leite condensado para consumir, certo? Bem, a gelatina tem muitos benefícios à saúde, mas certamente não quando consumidas dessa forma. Vamos saber mais?

Gelatina engorda ou não engorda?

Não, a gelatina não engorda. Apesar de possuir açúcar, ela também é feita com muita água, sendo excelente para quem está de dieta. Se estiver, pode optar ainda pelas versões de gelatinas sem açúcar que são ainda melhores.

Sem gorduras, essa é uma alternativa de doces para quem não consegue ficar longe dos sabores adocicados. Além disso, para deixar mais saborosa e nutritiva, a gelatina pode ser complementada com maçã, morango, pêssego e abacaxi, por exemplo.

Outros benefícios

Além de ser excelente para quem quer emagrecer, a gelatina ajuda ainda no rejuvenescimento da pele graças à presença de colágeno. Saborosa e refrescante, a gelatina deve ser consumida por muitas pessoas e não apenas de quem quer emagrecer. Isso por ser composta por aminoácidos, ou seja, proteínas. A gelatina possui 9 dos 10 tipos de colágenos indispensáveis para o organismo, sendo que estes não são produzidos pelo corpo e devem ser adquiridos por meio da alimentação.

Quando consumida regularmente, a gelatina ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, além de controlar a glicemia. Atua também no fortalecimento dos ossos e na prevenção contra doenças como a osteoporose. Ajuda também a manter a resistência física mais elevada para os desportistas, e deixa a pele, cabelos e unhas mais bonitos.

Pode ser usada também no período de recuperação de pacientes que foram submetidos à cirurgias graças às suas propriedades cicatrizantes. É indicado consumir dois potes por dia, ou ainda misturar no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte.


Gelatina emagrece e tem muitos outros benefícios

Foto: Reprodução

O problema

Na verdade o problema em torno da gelatina é a quantidade imensa de corantes que as indústrias colocam. Por isso, recomendamos que você troque pela gelatina de ágar-ágar, igualmente benéfica, porém mais saudável.

Além disso, não se trata de colágeno animal, mas colágeno de origem vegetal, o que torna o produto também bom para os vegetarianos.

Gelatina em cápsulas

Para quem não gosta de consumir gelatinas, é possível encontrar atualmente gelatinas em cápsulas, mais eficientes na formação de colágeno justamente por serem puras e não terem adição de açúcares.

Contraindicações

Não foram encontradas contraindicações, mas vale lembrar que diabéticos devem consumir apenas as versões diet.


Reportar erro