Garcínia emagrece mesmo?

Por Nayla Georgia

Garcínia emagrece mesmo?

Imagem: Reprodução

Com pequeno porte e grandes propriedades que interessam quem deseja perder uns quilinhos, a garcínia é uma árvore de origem africana, mais precisamente das florestas do Camboja, que é preservada na Índia e encontrada em outros países, como Tailândia, Cingapura e Polinésia. Os indianos a usam há centenas de anos, tanto na culinária quanto na medicina Ayurvédica. Essa planta possui vários sais minerais, compostos fenólicos (anti-oxidantes) e ainda tem em sua composição o Ácido Hidroxicítrico (HCA), que é responsável pelo sucesso nas dietas de redução de gordura. Por isso a garcínia também é conhecida como “a planta que dá fim na vontade de devorar doces”.

Conhecendo o Ácido Hidroxicítrico (HCA)

O fruto da garcínia tem como principal ácido o HCA, que é encontrado em sua pele e é responsável pelas propriedades que dão a saciedade às pessoas que a consomem. Esse ácido apresenta três ações que ajudam a emagrecer: reduz o apetite, diminui a quantidade de glicogênio e é um agente queimador de gorduras. Uma das causas dessa última ação é o efeito inibidor que o ácido exerce na enzima ATP-citrato-liase, que atua como uma ferramenta muito importante na construção do tecido adiposo via redução de Acetil-CoA disponível. O Acetil-CoA é a principal via de acesso presente numa série de passos que levam até o tecido adiposo (tecido de gordura). Estudiosos no ano de 2000 ainda descobriram que a garcínia tem a habilidade de diminuir a quantia de glicogênio por utilizá-lo como substrato energético durante exercícios.  Contudo, esses estudos somente indicaram que essa substância só exerce, de fato, efeitos emagrecedores quando associadas a uma dieta prescrita por um médico. Aguardam-se mais estudos para se conhecer mais propriedades da planta e mais sobre o Ácido Hidroxicítrico.

Garcínia emagrece sim! Veja suas indicações…

  • Quem deseja parar de comer doces pode investir nos frutos da pequena árvore;
  • Ela diminui a produção de gordura e, logo, ajuda a emagrecer;
  • O colesterol alto e taxa de triglicerídeos são mantidos normais.

Chá de Garcínia – Como fazer e beber?

O chá da planta Garcínia deve ser prescrito por um médico e as suas dosagens são leves, porém eficientes. Para fazer, adicione uma colher de chá do pó da planta em um copo de água e dissolva bem o produto. Beba esse chá uma hora antes das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Nunca exagere na dose e sempre tenha acompanhamento médico ao começar tratamentos naturais.