Fumária – Propriedades dessa planta medicinal

Tendo reconhecimento por suas propriedades benéficas para certos casos no corpo humano, a Fumária é…


Fumária – Propriedades dessa planta medicinal

Imagem: Reprodução

Tendo reconhecimento por suas propriedades benéficas para certos casos no corpo humano, a Fumária é uma planta herbácea de origem européia também conhecida pelos nomes de: fumo-da-terra, erva-moleirinha, erva-pombinha e fel da terra. Desde a Idade Média, herbários descreveram a planta como sento muito útil para a medicina natural, como no tratamento de eczemas, problemas de constipação, condições dermatológicas e outros. Na medicina popular turca, a Fumária é utilizada como um purificador de sangue e é componente de extratos que tratam alergias. Seus princípios ativos são: ácido fumárico, protopina e alcaloides  A planta é possível de ser encontrada em todo o mundo e não se conhece a origem de seu nome, mas há quem suponha que é porque suas folhas cinzentas se parecem com o fumo de um incêndio.


Propriedades e indicações da Fumária

  • É uma ótima laxante para quem tem problemas de prisão de ventre;
  • Rica em propriedades diuréticas e depurativas;
  • O seu ácido é um regulador da secreção biliar e do metabolismo da pele, portanto é recomendada no tratamento da psoríase;
  • Doenças no fígado e na pele podem ser tratadas com a planta;
  • Arteriosclerose, urticária e sarna também podem ser tratadas com a Fumária;
  • Ela ajuda a expulsar pequenas pedras da vesícula;
  • É cardiotônica e escrofulante.

Contra-indicações da planta

Mulheres grávidas ou lactantes devem evitar a Fumária, mesmo que não existam muitas informações sobre a sua toxidade nessas condições. Para as outras pessoas, é importante lembrar-se de nunca consumir excessivamente, seja da forma que for, chá ou extrato, por exemplo. O uso prolongado e exagerado dessa planta pode provocar severas dores no estômago.

O chá de Fumária – Como fazer e consumir?

Vendida em casas de produtos naturais e medicinais, a Fumária deve ser triturada. Coloque 3 colheres de sopa para cada litro de água. Ponha no fogo, espere que ferva e desligue. Deixe tampado por cerca de 10 minutos para apurar os nutrientes, coe com um pano extremamente limpo e beba, no máximo 3 xícaras ao dia.


Reportar erro