Frutas roxas podem prevenir doenças como Alzheimer e câncer

As chances de desenvolver Alzheimer, câncer e doenças do coração podem ser reduzidas pelo consumo de frutas roxas. Saiba mais sobre o poder desses alimentos naturais


As chances de desenvolver Alzheimer, câncer e doenças do coração podem ser reduzidas pelo consumo de frutas roxas, tais como mirtilos (blueberry), amoras pretas (blackberry), uvas e ameixas. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade de Manchester, na Inglaterra, que desvendou o poder das frutas roxas.

Frutas roxas para prevenir Alzheimer e câncer

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo realizado na Universidade de Manchester, a substância polifenol, presente nas frutas roxas, auxilia na absorção correta de ferro pelo organismo. Isto é importante, pois o ferro somente é algo benéfico para o nosso organismo em sua forma correta. Na forma inadequada, o mineral passa a reagir com substâncias que estão livres no organismo e podem gerar outras substâncias prejudiciais ao corpo.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Douglas Kell, caso o ferro entre no organismo sem interagir com o polifenol antes, ele pode se tornar bastante maléfico para as células. Além disso, uma quantidade elevada de ferro solto no organismo impede que a vitamina C, por exemplo, possa combater algumas doenças graves. Assim sendo, os benefícios do ferro apenas são sentidos pelo organismo quando o mineral reage com outros compostos. Os estudiosos explicam que os polifenóis presentes em mirtilos e outras frutas de cor roxa são capazes de reagir com o ferro e manter o organismo longe de diversas doenças graves.

Frutas roxas podem prevenir doenças como Alzheimer e câncer

Foto: Pixabay


O estudo, publicado pela revista Archives of Toxicology, afirma que outros alimentos, como chá verde, chocolate e curcumina, também podem ajudar, pois contêm a mesma substância.

De acordo com os cientistas britânicos, as chances de desenvolver Alzheimer, câncer, Parkinson, esclerose múltipla e doenças cardíacas podem ser reduzidas pelo consumo de frutas como mirtilos, amoras, ameixas e cassis. Para aproveitar os benefícios das frutas roxas, o indicado é incluir até cinco porções destes alimentos na dieta diária.

O poder das frutas roxas

Assim como as hortaliças de cor roxa, as frutas de mesma cor também possuem maior quantidade de niacina (uma vitamina do complexo B), minerais, potássio e vitamina C. Devido aos seus nutrientes, estes alimentos são responsáveis pela manutenção da boa saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo, além de retardar o envelhecimento das células. Grande parte dos alimentos de cor roxa também possui um poderoso antioxidante que previne as doenças cardíacas.

Dentre as frutas e hortaliças de cor roxa recomendadas estão a alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, ameixa preta, amora, azeitona preta, figo roxo, framboesa, jaboticaba, lichia, mirtilo e uva roxa.


Reportar erro