Formas de reaproveitar a borra de café em casa

Existem inúmeros usos domésticos para reaproveitar a borra do café. Conheça algumas formas de reaproveitá-la em casa


Aquele cafezinho passado na hora, seja pela manhã, após as refeições ou no meio da tarde, é delicioso para muitas pessoas. Mas, o que você faz com o pó de café depois de usado? Se o único destino encontrado é o lixo, saiba que existem inúmeros usos domésticos para reaproveitar a borra de café.

Usos domésticos para a borra de café

Jarra de cafeteira com filtro e borra de café

Foto: Depositphotos

Acabou de passar um delicioso café e gostaria de também aproveitar a famosa borra? Existem diversas formas de reaproveitar o pó do café depois de usado. Confira a seguir:

Borra de café como desodorizador de geladeira

Para aproveitar a borra de café como desodorizador de geladeira, faça o seguinte procedimento: coloque a borra em um pote aberto e deixe-o no interior da geladeira por algumas semanas.

Isto ajudará a eliminar o famoso “cheiro de geladeira”.


Borra de café como adubo

Para utilizar a borra de café como adubo, misture uma parte de borra para 10 partes de terra. A mistura ajudará a fornecer nutrientes importantes para o solo e, assim, as suas plantas crescerão saudáveis.

Você pode utilizar a borra de café como adubo a cada quatro ou cinco meses.

Borra de café para mau cheiro de bueiros

Para acabar com o mau cheiro que sai dos ralos, basta jogar meia xícara de borra de café misturada a cinco xícaras de água quente.

Borra de café contra os cheiros nas mãos

Existem alguns alimentos, como o alho e a cebola, que deixam um forte cheiro nas mãos. Para conseguir eliminar o odor depois de cortar cebola e alho, basta esfregar a borra de café. O cheiro sairá na mesma hora.

Borra de café como repelente de pragas do jardim

Além de fertilizante, a famosa borra de café também pode ser utilizada como um repelente de formigas, lesmas e outras pragas que costumam atacar os jardins.


Reportar erro