Flor de sal: uma ‘bomba’ de ferro, zinco e outros nutrientes

A flor de sal é um sal marinho, porém muito mais delicado do que os sais normais, sendo chamado de “puro sal”. Conheça os benefícios!


“Flor de sal” é a denominação dada aos primeiros cristais de sal que são formados e que permanecem na superfície das salinas, sendo coletados antes do seu depósito no fundo e da formação do sal marinho. O processo de recolher a flor de sal é feito de maneira delicada e artesanal para que os cristais não afundem, secam ao sol e resultam em cristais mais crocantes. Este tipo de sal é muito mais delicado do que os sais comuns, por isso o termo “flor”, e não sofre nenhum tipo de processamento ou refinação posterior, sendo considerado o mais puro sal encontrado.

Reza a lenda que o início da extração da flor de sal deu-se na Era Cristã, pelos celtas. Atualmente, o produto mais tradicional é o francês, coletado na costa da Bretanha. No Brasil, a flor de sal vem se popularizando devido aos benefícios que proporciona, sendo mais delicada do que o sal comum.

Os benefícios da flor de sal

Também chamado de “puro sal”, esta iguaria gastronômica é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, ido, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, além de outros elementos que fazem muito bem ao nosso organismo. Por não sofrer nenhum tipo de processamento ou refinação posterior, os cristais mantêm a riqueza de minerais essenciais à saúde, o que proporciona a maior vantagem da flor de sal sobre o sal refinado.

Flor de sal: uma 'bomba' de ferro, zinco e outros nutrientes

Foto: Reprodução/ internet

Conhecido também como “caviar marinho”, a flor de sal é considerada um condimento da culinária gourmet, sendo utilizada no preparo e finalização de receitas sofisticadas.


Como usar a flor de sal?

Ao contrário do sal refinado ou do sal grosso, a flor de sal não deve ser utilizado durante a receita e nem levado ao fogo, para não perder a sua textura crocante. O modo de utilização do produto é como um tempero final, proporcionando mais sabor aos alimentos. Além de deixar os alimentos mais saborosos, a iguaria deixa os pratos muito elegantes.

Lembre-se que a flor de sal não deixa de ser um tipo de sal, por isso, deve ser usada com moderação. A recomendação é de não ultrapassar uma colher de chá por dia.

Para destacar o sabor dos pratos, o indicado é pegar alguns cristais com as mãos e pulverizá-los sobre os alimentos.

A flor de sal pode ser usada sobre batatas assadas, ovos, saladas, azeite e pão, carnes, peixes, verduras e na finalização de qualquer receita. Pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.


Reportar erro