Fim de ano: 4 deslizes que comprometem a beleza da pele

Excesso de bebidas alcoólicas, altas temperaturas, exagero nas refeições e descuidos na rotina são os quatro deslizes mais comuns cometidos pelas pessoas


Os eventos de fim de ano são esperados ansiosamente pela maioria dos brasileiros. As pessoas costumam comprar roupas novas, viajar para regiões litorâneas, preparar comidas especiais para compor as ceias etc. Porém, no meio de todos estes cuidados, as pessoas acabam esquecendo de um ponto extremamente importante, isto é, a saúde da pele.

Excesso de bebidas alcoólicas, altas temperaturas, exagero nas refeições e descuidos na rotina são os quatro deslizes mais comuns cometidos nas festas de fim de ano.

De acordo com a farmacêutica, Mika Yamaguchi, estas atitudes podem ser prejudiciais para a saúde da pele. “Alguns abusos na alimentação e fotoexposição podem causar danos na pele, principalmente comprometendo as fibras de colágeno e elastina — e isso pode resultar em rugas e flacidez precoce, além das manchas”, explica a especialista.

Danos de fim de ano: problemas e soluções

Alimentação

Fim de ano: conheça 4 deslizes que comprometem a beleza da pele

Fotos: depositphotos

Quando o assunto é a alimentação, a farmacêutica lembra que os maiores vilões nas festas de fim de ano são os carboidratos e doces, pois ambos se transformam em açúcar quando são metabolizados pelo organismo. O acúmulo de açúcar acaba prejudicando a saúde da pele, pois cria uma ligação com as proteínas, principalmente com o colágeno e acaba modificando a estrutura deste elemento.  chamada de glicação. “Este processo se chama glicação (são as proteínas cruzadas), que causa na pele rugas e amarelamento”, alerta Yamaguchi. Assim, a melhor alternativa é conter o consumo de alimentos calóricos e açucarados, mantendo a pele saudável e jovem.

Bebidas alcoólicas

Fim de ano: conheça 4 deslizes que comprometem a beleza da pele


“Para metabolizar o álcool ingerido (bebidas alcoólicas) o organismo buscará água e se não houver água suficiente, o organismo busca nos tecidos periféricos, quer dizer, nos órgãos vitais, a água para realizar o seu trabalho. E é aí que mora o perigo, pois esse “roubo” de água certamente vai deixar a pele menos hidratada e propensa ao ressecamento e a descamação”, explica Mika. A dica para combater as rugas na pele é consumir líquidos saudáveis, como água, água de coco, isotônicos ou sucos naturais. Desta maneira, é possível deixar a pele hidratada e saudável ao mesmo tempo. Inclusive, estes mesmos benefícios podem ser alcançados em casos em que os problemas de pele são mais antigos.

Exposição solar

Fim de ano: conheça 4 deslizes que comprometem a beleza da pele

São inúmeros os malefícios que a exposição ao sol pode causar na pele das pessoas e eles variam entre problemas simples, como manchas, até doenças sérias como é o caso do câncer de pele. Sendo assim, quem deseja se bronzear deve aproveitar o sol de até 10h ou depois das 16h. Porém, seja nestes ou em outros horários, o indivíduo precisa proteger-se do sol com a aplicação de protetor e sempre manter-se hidratado com muita água.

Outros cuidados

Fim de ano: conheça 4 deslizes que comprometem a beleza da pele

Além dos pontos já citados, as pessoas costumam esquecer de alguns cuidados básicos com relação à saúde da pele, como limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. Atentar-se a estas questões é o mesmo que cuidar da estética e da saúde. A farmacêutica ainda ressalta que para se ter uma pele bonita e saudável, é necessário também ter uma boa qualidade de sono. “O ideal é que se tenha, pelo menos, seis horas seguidas de bom sono, diariamente. Mantenha o seu quarto fresco, escuro e confortável”, finaliza a especialista.


Reportar erro