Faxina emagreçe. Isso mesmo! Gaste calorias limpando a casa

Moises Marinho, coordenador técnico da Bodytech, fez uma estimativa do gasto calórico nas principais tarefas domésticas


Fazer faxina na casa pode não ser a atividade preferida de muitas pessoas, mas, além de ser algo necessário, podemos encarar a limpeza como uma atividade física complementar. Sim, a faxina pode ajudar a queimar calorias e fortalecer os músculos do corpo.

Gastos calóricos nas principais tarefas domésticas

Moises Marinho, coordenador técnico da Bodytech, fez uma estimativa do gasto calórico nas principais tarefas domésticas. Os valores estão baseados em tabelas internacionais e considerou-se uma pessoa de 60 kg. Confira a seguir:

Lavar roupa

Empurrar e puxar a roupa com força trabalha os seguintes músculos: bíceps, tríceps e deltoides (musculatura na altura da clavícula, responsável pela elevação do braço), além de estabilizar o tronco para uma melhor postura. Nesta atividade são gastas 60 calorias em um período de 30 minutos.

Faça faxina e fique em forma. Isso mesmo! Limpando a casa você gasta calorias

Foto: depositphotos

Arrumar camas e armários, tirar poeira dos móveis

Estas atividades trabalham os músculos paravertebrais (musculatura que dá apoio à coluna) e do abdômen, além de todos os músculos dos membros superiores. São gastas 75 calorias em um período de 30 minutos destas atividades.

Varrer, esfregar o chão ou passar aspirador de pó

Nestas atividades são trabalhados os seguintes músculos: peitoral, dorsais e deltoides. Há ainda a ativação dos músculos posturais, para manter a estabilidade, e membros inferiores durante o deslocamento. Nestas atividades domésticas são gastas 90 calorias em um período de 30 minutos.


Passar roupa

Passar roupa oferece estabilidade ao tronco, melhorando a postura. Além disso, a atividade fortalece o antebraço e trabalha músculos como o bíceps, tríceps e deltoides. São gastas 69 calorias em um período de 30 minutos desta atividade.

Lavar louça, limpar a pia e o fogão

Estas atividades trabalham os deltoides e antebraço. São gastas 75 calorias em um período de 30 minutos.

Cuidados ao fazer faxina na casa

É preciso ressaltar que, assim como qualquer atividade física, a faxina também requer alguns cuidados muito importantes para evitar lesões sérias. Para evitar problemas, devemos manter a postura.

Confira algumas dicas de Moises Marinho para não se machucar:

1) Mantenha o abdômen levemente contraído para proteger a região lombar;
2) Atente-se à queda e projeção dos ombros, principalmente após um longo tempo realizando a atividade. Quando ocorre o cansaço dos músculos dorsais, é recomendada uma pausa nos exercícios;
3) Flexione os joelhos e agache para pegar objetos no chão, mantendo a estabilidade do tronco;
4) Insira o alongamento na rotina de atividades, pois a falta dessa etapa preparatória pode ocasionar tendinite ou lesão do tecido do tendão.


Informar erro