Farinha de uva – benefícios para saúde e perda de peso

Todos ouvimos falar sobre a necessidade de se consumir verduras e frutas todos os dias,…


Uvas

Uvas | Imagem: Reprodução

Todos ouvimos falar sobre a necessidade de se consumir verduras e frutas todos os dias, sendo a quantidade de cinco porções de cada a indicada. As frutas concentram fibras e vitaminas, além de diversas outras substâncias extremamente benéficas ao nosso organismo, sendo as frutas alimentos funcionais e completos, capazes de prevenir inúmeras doenças!

Há casos em que as propriedades, como as vitaminas, estão concentradas na casca das frutas e acabam sendo desperdiçadas, já que a maioria não as consome. Por estas e outras razões, como a necessidade de incluir os benefícios das frutas na dieta de quem não  gosta de comer alimentos mais naturais, ou apenas não acha prático o hábito de parar, descascar e comer uma fruta, já que a vida por vezes é muito corrida, a indústria alimentícia criou a farinha de frutas, como a farinha de uva!

Como ela atua?

Ela concentra todos os poderes da uva in natura e, o melhor, é só pegar o pote e retirar as colheradas! Além da farinha, a uva pode ser encontrada em cápsulas também. Tanto de uma forma ou de outra, contém todos os nutrientes e benefícios da fruta.

A farinha de uva é riquíssima em flavonoides, como as antocianidinas e antocianinas, especialmente o resveratrol, que tem importante atuação contra doenças cardíacas. Com o passar do tempo e envelhecimento, surge, naturalmente, uma espécie de inflamação nos vasos sanguíneos e artérias e essa inflamação é combatida pela ação dos flavonóides, além de agirem também, melhorando a circulação sanguínea.

Essas propriedades também dão à farinha de uva um poder valioso que é o de antioxidante, ou seja, combate os radicais livres, isso faz com que combata o envelhecimento precoce das células e do organismo inteiro, impedindo que ocorram certos problemas de saúde.


Também os níveis de colesterol são freados com a ação desse composto, que, por conta de todas as suas substâncias, também é anticancerígeno! Há ainda, estudos em andamento, que apostam que a farinha pode agir contra problemas nas articulações e nos olhos, mas, quanto a estes resultados, precisamos aguardar que sejam positivos!

É possível fazer em casa?

Farinha de uva

Aprenda a fazer no passo a passo | Imagem: Reprodução

Apesar de ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais, a farinha pode ser preparada em casa, sem o menor problema e pode ser feita com outras frutas também, sendo usadas todas aos poucos, para evitar diarreias, já que contém muitas fibras.

A indicação de uso é que sejam usadas até 3 colheres diárias, de modo fracionado. Pode ser adicionada a leite, bolo, vitaminas, sucos, iogurte e até em pratos salgados, como sopas e feijão (dependendo da farinha usada),  tudo depende do gosto e preferência de quem usar.

Veja com a farinha de uva pode ser preparada em casa

  • Higienize bem as cascas e leve ao forno baixo, de 30 a 40 minutos e bata bem no liquidificador.
  • Pode-se fazer essa farinha com diversas frutas, cada qual com suas propriedades específicas e podem ser utilizadas em forma de um mix, na quantidade indicada todos os dias.
  • Assim, as vitaminas e benefícios de todas estarão garantidas à dieta!

Reportar erro