Farinha de feijão branco para emagrecer!

Desde que uma reportagem do Globo Repórter, programa da Rede Globo, mostrou as propriedades benéficas…


Desde que uma reportagem do Globo Repórter, programa da Rede Globo, mostrou as propriedades benéficas do feijão branco e seu poder emagrecedor, o uso desse tipo de grão aumentou e passou a fazer parte de muitas refeições pelo Brasil! Isto, claro, porque muitas pessoas interessadas em perder peso, mas sem perder a saúde, buscam novas e saudáveis receitas de emagrecedores naturais.

Este é o caso desse grão, normalmente usado apenas em saladas, mas que foi também classificado para se transformar em farinha e consumida em pequenas quantidades antes das refeições, promovendo o emagrecimento.

Como o feijão branco atua no emagrecimento?

Os feijões, de modo geral, tem grande quantidade de proteína, cerca de 20%, mas o feijão branco possui uma reserva extra de uma proteína chamada faseolamina, que inibe a digestão de carboidratos, por isso, inibe a absorção de açúcares no sangue.

Mas, não adianta sair comendo feijão branco em grandes quantidades, especialmente de for cozido, quando essa propriedade se perde! Ele só funciona no emagrecimento se for utilizado como uma farinha, que, por sinal, é muito fácil de preparar em casa!

Estudos mostraram que a farinha de feijão, quando consumida antes das refeições, proporciona uma perda de até 4% do peso em um mês, além de reduzir os níveis de triglicerídeos, prevenindo também a diabetes.

Farinha poderosa!

Farinha de feijão branco para emagrecer!

Foto: depositphotos


O efeito dessa farinha funciona assim: como tem a substância faseolamina, que inibe a absorção de carboidratos, quando consumimos um prato de macarrão, de 200 gramas, é como se esse prato tivesse apenas 160 gramas. A farinha de feijão branco faz com que 20% do carboidrato desse prato não seja absorvido pelo organismo.

A farinha  de feijão branco deve ser ingerida meia hora antes da refeição para que esse efeito sobre os carboidratos seja garantido. A medida é de uma colher pequena, rasa da farinha, diluída em um copo d’água.

É muito importante respeitar a quantidade indicada, pois, além de não emagrecer um grama a mais se consumir uma quantidade maior, isso ainda acarreta problemas como diarreia, problemas intestinais e náuseas, já que o grão, cru, possui alguma toxicidade!

A quantidade da farinha a ser consumida é de um grama por dia, então, pode-se pesar essa medida e dividi-la durante o dia, ou apenas em duas doses a serem consumidas, uma antes do almoço e outra antes do jantar.

Como fazer em casa?

  1. Lavar os grãos de feijão normalmente e secar muito bem, pode ser ao sol ou sobre um papel toalha, mas nunca no forno, pois quando cozido, o efeito emagrecedor acaba.
  2. Depois de seco, tritura-se no liquidificador e se peneira.
  3. Se puder passar ainda no processador, a farinha será mais fininha.

Nutricionistas aconselham a preparar pequenas quantidades para que não envelheça e perca o efeito.

O farelo que sobra na peneira pode ser utilizado em receitas diversas, como acrescentado à massas de pão ou bolos, tornando-as receitas mais saborosas e ricas em fibras e proteínas. Alguns nutricionistas já substituem 1/3 da farinha de trigo pela de feijão branco, enriquecendo os alimentos.


Reportar erro