Farinha de berinjela – benefícios a saúde e emagrecimento

A farinha que pode ajudar a emagrecer até cinco quilos ao mês, além de beneficiar…


Emagreça com a farinha de berinjela

Perca peso e diminua sua cintura! | Imagem: Reprodução

A farinha que pode ajudar a emagrecer até cinco quilos ao mês, além de beneficiar a saúde!

A berinjela é um legume que contém vitaminas, como a vitamina A, C e também do complexo B, que melhoram a visão e o sistema imunológico, não contém gordura, é rico em água e tem substâncias anticancerígenas na casca.

A farinha produzida com a berinjela é um suplemento alimentar bastante rico, já que, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das propriedades que melhoram o funcionamento do organismo, a farinha ainda promove o emagrecimento, já que contém muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

A pesquisa foi realizada em dois meses, com um grupo de 14 mulheres com sobrepeso, em idades entre 30 e 45 anos. Elas foram divididas em dois grupos e cada um deles recebeu uma dieta balanceada, mas, no cardápio do primeiro grupo, foram acrescidas 4 colheres diárias da farinha de berinjela. O resultado, ao final da pesquisa foi que este grupo, que recebeu a farinha, perdeu uma média de seis quilos e 12cm da circunferência abdominal e o outro, perdeu 3 quilos e aproximadamente 3cm da circunferência.

Efeitos principais

Como vimos, de acordo com a pesquisa, a farinha é eficiente e ótimo auxiliar no emagrecimento, mas, a exemplo de outras substâncias e produtos com esse potencial, não tem efeito se forem apenas utilizados sem que se adotem outras medidas de emagrecimento e a alimentação é a principal delas. É essencial uma dieta equilibrada, com menos frituras, gorduras, doces e com aumento da ingestão de frutas e verduras. Além de ser igualmente importante a adoção da atividade física.

A água também é muito importante, já que a farinha contém muitas fibras, é necessário que se beba ainda mais água para evitar problemas intestinais.


As vantagens desse suplemento não se limitam apenas ao emagrecimento, mas também à importantes benefícios ao organismo.

Por exemplo

  • REDUZ FATORES DE RISCO DOS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES –  diminui a concentração de LDL e triglicerídeos, que são alterações metabólicas entre os obesos.
  • REGULARIZA O FUNCIONAMENTO INTESTINAL;
  • FAVORECE O FUNCIONAMENTO DOS RINS;
  • DIMINUI RISCO DE DOENÇAS METABÓLICAS como: diabetes tipo 2 e excesso de ácido úrico.

Como tomar?

Ela pode ser acrescentada a sucos, iogurtes, frutas, sopas, incluída às farinhas em preparo de pães e bolos, etc., na verdade, a qualquer tipo de alimento, já que seu sabor é completamente adaptável. A indicação é que se use 14 gramas, ou 4 colheres de sopa por dia.

Quanto a possíveis contra-indicações, elas não são registradas, apenas quanto à necessidade de se beber maior quantidade de água para que não haja prisão de ventre.

Como fazer a farinha de berinjela

Farinha de berinjela

Faça em casa | Imagem: Reprodução

– Lave e corte em fatias, com casca, 1kg de berinjelas e coloque-as em uma forma. Leve ao forno em temperatura média, de 160°C, por 2 horas ou até notar que elas estão desidratadas, crocantes. Após retirá-las do forno, triture no liquidificador, no modo pulsar ou no processador. A aparência da farinha deve ser parecida à da farinha de mandioca, ela deve ser guardada, por até um ano, em um recipiente bem vedado e em local fresco e seco para que as propriedades sejam preservadas.


Reportar erro