Faça um delicioso petit gâteau sem glúten e lactose

Se você está de dieta ou tem restrição à glúten ou lactose ou a ambas, você não precisa passar vontade! Esse petit gâteau é feito com farinha de tapioca


Apesar de sofisticado, o petit gâteau é uma sobremesa super fácil de fazer e que enche os olhos de qualquer pessoa. Tradicionalmente servido com sorvete, o bolinho de chocolate tem a crosta crocante e um recheio cremoso, quase líquido, que deve derramar ao ser partido.

Se você está de dieta ou tem restrição à glúten ou lactose ou a ambas, você não precisa passar vontade! Escolhemos uma receita de petit gâteau feita com farinha de tapioca para você arrasar na cozinha sem se preocupar com a saúde.

Por que farinha de tapioca?

A farinha de tapioca é um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten. É um ingrediente muito versátil que pode ser a matéria-prima para inúmeras refeições.

Faça um delicioso petit gateau sem glúten e lactose

Foto: depositphotos

Ela é uma fonte de energia rápida, ou seja, é rica em energia, com pouca quantidade de gordura, mas ainda assim é absorvida facilmente pelo organismo.

Por isso, cada dia mais ela está sendo substituída pela farinha de trigo tradicional. A tapioca, por exemplo, contém menos calorias que duas fatias de pão. Outro benefício da farinha de tapioca é que ela não contém gordura, nem açúcar.


Vamos cozinhar?

Preparamos uma receita bem prática e deliciosa para você. Ela está proporcionada para uma pessoa, pois é feita no micro-ondas em menos de um minuto. Dá para acreditar?

Para a receita do petit gâteau de Tapioca sem glúten e lactose, você vai precisar:

Ingredientes

  • 1 clara;
  • 1 colher de sopa da tapioca;
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de café de fermento em pó;
  • 1 colher de sopa de doce de leite sem lactose.

Modo de fazer

Unte uma caneca média com margarina/manteiga. Misture a farinha de tapioca, o chocolate em pó e a clara. Mexa bem. Quando a massa estiver homogênea, coloque o fermento em pó e bata mais por alguns segundos. Em seguida, coloque metade desse preparo dentro da caneca untada.

Adicione o seu recheio preferido (na receita sugerimos doce de leite sem lactose), mas você pode inovar com os recheios que mais gosta. Depois disso, você completa a caneca com o restante da massa feita com a farinha de tapioca.

Lembre-se de não encher completamente a caneca, pois o bolo vai crescer e pode derramar. Leve a mistura ao micro-ondas em alta potência por, aproximadamente, 40 segundos.

Essa porção é individual e para incrementá-la você de acompanhar com sorvete sem lactose!


Reportar erro