Faça, em casa, delicioso bolo de banana com castanha

Combine o sabor adocicado da banana com o caráter marcante da castanha e prepare uma receita de bolo de dar água na boca.


Para desfrutar de uma refeição saudável, não precisa abrir mão do sabor. A grande variedade dos ingredientes que sugere esse tipo de alimentação vem evoluindo com considerável destaque no mercado, nos últimos anos.

Para consumir no café da manhã ou lanche da tarde, a dica é fazer um delicioso bolo de banana com castanhas. Além de conquistar o paladar dos adultos, a criançada também vai adorar.

Com a correria do mundo moderno, muita gente abre mão de dedicar alguns minutos a mais no preparo de uma refeição saudável. Mas, dependendo da receita, esses momentos podem ser de puro prazer.

Faça, em casa, delicioso bolo de banana com castanha

Foto: depositphotos

Além de poder usufruir de uma refeição deliciosa, o momento também pode ser de integração entre a família. Nesse caso, os adultos podem requisitar a ajuda das crianças. Elas vão adorar!

Benefício dos alimentos

Depois de ser pontuada as vantagens da refeição saudável quanto aos momentos que ela pode proporcionar, agora chegou a hora de conhecer um pouco sobre os benefícios dos dois principais produtos da receita: a banana e as castanhas.

Benefícios da banana

A banana é conhecida por ser uma fonte de energia instantânea. Isso mesmo: ela pode chegar a fornecer cerca de 90 calorias de uma só vez.

Além disso, a banana ainda carrega na sua lista de componentes vitaminas dos complexos A, B e C, fibras, potássio, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e ácido fólico.


Ela ainda carrega compostos antioxidantes, que ajuda no retardo ao envelhecimento das células e serotonina, usada para relaxar e trazer bom humor.

Para a saúde, a fruta pode atuar na regulação do intestino, redução da pressão arterial, combate a depressão, cãibras musculares e, para os adeptos aos regime, ela também inibe o apetite, fortalece os ossos, auxilia na saúde da visão.

Benefícios da castanha

Certamente você já ouviu falar o quanto é vantajoso o consumo regular da castanha. Pois bem, isso acontece porque o alimento é rico em vitaminas, ácido fólico, fibras, cálcio, proteína, ferro, potássio, selênio e zinco.

Na sua composição, destaque ainda para o selênio, que regula o funcionamento da glândula tireoide e evita a variação de peso. O selênio possui propriedades antioxidante, que protege o organismo dos radicais livres.

Outra vantagem do consumo da castanha vem das gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de LDL, o colesterol ruim e aumentam o HDL, o bom colesterol. Isso interfere diretamente na desobstrução das artérias.

Bolo integral de banana e castanhas

Ingredientes

  • 5 bananas amassadas;
  • Meia xícara (de chá) de castanha-do-pará trituradas;
  • 1 xícara (de chá) de aveia em flocos;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo integral;
  • 3 ovos;
  • Meia xícara (de chá) de iogurte natural;
  • Meia xícara (de chá) de óleo;
  • Meia xícara (de chá) de adoçante culinário;
  • 1 colher (de sopa) de canela;
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo

Com a ajuda de uma batedeira, bata os ovos, o iogurte e o óleo. Depois de obter uma mistura homogênea, acrescente a farinha, a aveia, o adoçante e a banana. Acrescente o fermento e o bicarbonato e bata mais um pouco.

Unte uma forma, despeje a massa e finalize com as castanhas por cima. Leve ao forno em temperatura de 200° C, por cerca de 30 minutos. Depois disso, espere esfriar um pouco e o bolo está pronto para ser servido.


Reportar erro