Expor cicatriz ao sol requer cuidados; saiba como proteger

O sol pode retardar o processo de cicatrização, colaborar para a perda de água na lesão e ainda provocar uma coloração diferente do resto do corpo


Cicatriz também pode ser chamada de fibrose e trata-se de uma marca consequente de doenças de pele, ferimentos, acidentes ou cirurgias.

Por esta razão, grande parte da população mundial possui cicatrizes no corpo, porém umas acabam sendo mais evidentes que outras. Esta diferenciação está relacionada a forma como o corte inicial é tratado até recuperar-se e virar uma fibrose.

Existem alguns cuidados essenciais para quem deseja ter uma cicatriz mais discreta e o principal deles é a atenção com o excesso de exposição solar.

expor-cicatriz-ao-sol-requer-cuidados-saiba-como-proteger

Foto: depositphotos

Isto porque, enquanto o sol matinal faz bem para a pele, os raios ultravioletas agem em ferimentos de forma maléfica, dificultando a recuperação completa da pele e interferindo na pigmentação da epiderme. Por isso, é necessário tomar medidas preventivas, a fim de proteger a cicatriz e a estética do corpo.


Como o sol interfere na cicatriz?

Antes de virar a fibrose, a pele passa por um processo de cicatrização que depende muito de cada organismo para definir o tempo certo da recuperação total. Mas, no geral, a exposição ao sol retarda este processo. Por isso que, quanto mais exposto o ferimento ou cirurgia estiver ao sol, mais demorada será a recuperação deste tratamento.

Além de dificultarem a cicatrização, os raios solares também podem provocar uma pigmentação alterada na lesão, deixando a cicatriz com uma cor diferente do restante do corpo. Este problema ocorre com mais frequência no caso de cirurgias, as quais acabam ficando mais escuras que a própria pele do paciente e por isso ficam em destaque.

Outro grande problema enfrentado no processo de cicatrização é perda de água contínua que ocorre na região da lesão. Naturalmente, a cicatriz é uma área que deixa evaporar água com mais facilidade da pele, por isso fica ressecada, desidratada e até com um aspecto envelhecido.

Protegendo a cicatriz do sol

  • Use protetor solar com o fator ajustado para a cor de sua pele. Porém, tenha mais atenção na região da cicatriz, reaplicando o produto a cada uma hora ou até antes disso se for necessário;
  • Evite o contato direto da cicatriz com o sol através de roupas que consigam cobri-la. Porém, vale ressaltar que não se deve abafar o ferimento por muito tempo, pois ao mesmo tempo que ele precisa ser protegido do sol para cicatrizar, ele também precisa receber ventilação para alcançar o mesmo resultado;
  • Use hidratante nas cicatrizes, assim você consegue deixá-las hidratadas mesmo com a perda de água contínua nesta região;
  • Para intensificar o processo de hidratação, também aposte no consumo de água, para deixar não só o ferimento ou a cicatriz hidratado, mas também o organismo no geral.

Reportar erro