Existe forma cientificamente correta de lavar as mãos. Aprenda!

De acordo com uma pesquisa americana, apenas 5% das pessoas sabem fazer a higienização das mãos corretamente


Lavar as mãos, seja antes de uma refeição ou depois que se utiliza o banheiro, é uma das práticas mais higiênicas que existem.

Isto porque, com a falta de limpeza as bactérias transitam com mais facilidade e podem contaminar tanto as comidas e objetos que você toca, como também seu próprio organismo. Assim, ter hábitos higiênicos é uma das maneiras mais seguras de cuidar da saúde.

Contudo, será que você sabe lavar as mãos corretamente? De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, apenas 5% das pessoas sabem fazer a higienização das mãos de forma correta.

existe-forma-cientificamente-correta-de-lavar-as-maos-aprenda

Foto: Pixabay

Este percentual segue as normas da Organização Mundial da Saúde, que explica em uma cartilha a maneira certa de deixar as mãos livres de bactérias. Se você ainda não sabe, confira o passo a passo a seguir.


Como lavar as mãos de forma correta?

Primeiramente, molhe as mãos com a água corrente. Depois, encha uma palma com o detergente, o suficiente para cobri-la. Agora esfregue uma mão na outra, de preferência fazendo movimentos circulares. Em seguida, coloque a palma da mão direita em cima do peito da mão esquerda, entrelaçando os dedos e fazendo movimentos horizontais. Repita a sobreposição de forma inversa.

Coloque palma com palma e esfregue os dedos novamente. Depois, deixe as mãos em formato de concha e faça uma boa limpeza nas pontas dos dedos. Com a mão direita esfregue o polegar da esquerda e logo depois o inverso. Na palma da mão esquerda, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos da direita e vice-versa.

Termine a higienização colocando as mãos ensaboadas debaixo de uma torneira de água corrente. Depois de tirar todo o sabão, seque as mãos com papel toalha, tendo em vista que mãos úmidas, apesar de limpas, podem ser portas abertas para a proliferação das bactérias.

Vale ressaltar ainda que, o papel toalha é a melhor alternativa pois secar bem as mãos, enquanto que as máquinas secadoras podem secar parcialmente.

 


Reportar erro