Exercícios aeróbicos aumentam a expectativa de vida de idosos

Os benefícios da musculação vão além da estética. E os exercícios aeróbicos têm sido um aliado para os idosos


Os benefícios que a musculação traz para o corpo vão muito além da aparência física. Os exercícios ajudam a melhorar a condição cardiovascular, aumenta a densidade óssea, garantem força e flexibilidade, diminuem a gordura corporal e reduzem sintomas de doenças crônicas como artrose, diabetes, osteoporose e obesidade.

Por isso, os exercícios aeróbicos têm sido um grande aliado para todas as idades, mas em especial para os idosos. E só em 2014, as pessoas com mais de 60 anos representavam quase um terço dos frequentadores de academias.

De acordo com o educador físico Waldo Costa, os idosos, em especial as mulheres, passam por processo repentino de desmineralização óssea, que é popularmente conhecida como osteoporose. O problema gera uma enorme fragilidade nos ossos e os exercícios podem ser uma ótima forma de aliviar o problema.

Exercícios aeróbicos aumentam a expectativa de vida de idosos

Foto: depositphotos


“A musculação bem orientada e em equipamentos apropriados para essa faixa etária é a principal ferramenta de prevenção e até mesmo reversão de alguns casos diagnosticados. O processo de contração muscular gera uma tensão no osso, chamado também de sobrecarga tensional, e isso estimula os osteoblastos, que são as células do osso responsáveis pela calcificação e “construção” de nosso tecido ósseo”, explica Waldo.

Segundo Waldo, os osteoblastos são respostas à sobrecargas tensionais e possuem uma menor resposta às sobrecargas metabólicas. Por isso, os exercícios aeróbicos de baixo impacto tendem a não gerar respostas rápidas e efetivas.

Já as de alto impacto não possuem um sistema efetivo de dosagem na tensão e no impacto. Isso pode acabar ocasionando fraturas por estresse.

“Sendo assim, a musculação se posiciona como um sistema de prescrição onde é possível ter um maior controle das variáveis de sobrecarga tensional e também metabólica, gerando benefícios como calcificação óssea, ganho de massa muscular, redução de percentual de gordura, quando associada a uma alimentação balanceada, e também a produção de inúmeros hormônios benéficos para a melhoria da qualidade de vida. Procure um profissional qualificado e uma academia com equipamentos de qualidade e comece agora mesmo!”, recomenda Waldo.


Reportar erro