Exageros do carnaval que detonaram a saúde

Quem gosta de carnaval geralmente quer aproveitar ao máximo e até o último segundo toda…


Quem gosta de carnaval geralmente quer aproveitar ao máximo e até o último segundo toda a alegria desses dias de folia, mas acabam cometendo alguns deslizes que podem prejudicar a saúde. Barulho, excesso de álcool, noites sem dormir, alimentação inadequada e desgaste físico são alguns dos exageros que os foliões cometem para enfrentar a maratona dos blocos e não percebem que estão prejudicando a sua própria saúde.

Excessos de carnaval que prejudicam a saúde

Aproveitar a festa é muito bom, claro, mas é necessário ter atenção e cautela para não acabar cometendo exageros que detonam a saúde. Confira alguns destes excessos a seguir:

Excesso de álcool

“Ai, que ressaca!” Acordar murmurando esta frase não é incomum nos dias de folia, já que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é a principal ameaça nos dias de carnaval. O resultado do exagero pode envolver embriaguez, ressaca, coma alcoólico, acidentes e outros perigos. Para ter pique para aguentar todos os dias de folia, algumas pessoas costumam misturar bebida alcoólica com energéticos, o que também pode ser perigoso e causar a desidratação do indivíduo.

Som alto e muitos ruídos

Nos dias de folia, a nossa audição fica exposta a volumes elevados de som, batucadas fervorosas e demais ruídos, o que pode causar problemas como, por exemplo, a perda parcial da audição, zumbidos momentâneos ou irreversíveis e perda auditiva lenta ocasionada por ruídos. Uma dica para evitar uma consequência ruim deste tipo de exposição é manter uma distância segura dos carros de som e, se possível, usar protetores de ouvidos.


Exageros do carnaval que detonaram a saúde

Foto: Reprodução

Rouquidão

Nas situações em que estamos expostos a um nível elevado de som, temos a tendência de aumentar o nosso tom de voz ou até gritar para sermos ouvidos. Isto faz com que as nossas cordas vocais se desgastem, ocasionando a rouquidão. Evite gritar e hidrate as cordas vocais com água.

Alimentar-se pouco

No agito da folia e com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, as pessoas acabam se esquecendo de alimentar-se corretamente. É importante manter uma alimentação balanceada com carboidratos, proteínas e líquidos.

Exposição aos raios solares

Pular carnaval debaixo do sol e com as temperaturas elevadas do verão pode causar queimaduras ou uma grave insolação. Para evitar que isto ocorra, os foliões devem usar protetor solar com no mínimo fator 15, procurar usar chapéu ou boné e, após o dia de folia, usar um creme pós-sol.


Reportar erro