Estudo afirma que planta é capaz de combater o câncer

A lista de benefícios da fruta inclui o aumento da resistência corporal, reforço da imunidade, alívio de problemas vinculados a visão e fígado


A busca pela cura de algumas doenças move os grandes avanços da medicina. Sombreado pelo desenvolvimento tecnológico e pela descoberta de novas drogas, os tratamentos vem ganhando cada vez mais eficácia. Mas, mesmo com todo esse cenário favorável, muitos dos conhecimentos empregados em pesquisas vêm dos ensinamentos dos antepassados sobre as substâncias e produtos que a natureza pode oferecer.

A mais recente descoberta aponta a fruta momordica charantia como resposta para a cura de muitas doenças, como o controle da diabetes, a elevação da imunidade do corpo humano e a eliminação por completo do câncer. Os benefícios da planta para a saúde foram divulgados pelo Dr. Frank Shallenberger, especialista em tratamentos anti-envelhecimento e medicina alternativa do Nevada Center of Alternative & Anti-Aging Medicine, nos Estados Unidos.

Estudo afirma que planta é capaz de combater o câncer

Foto: depositphotos

Saiba mais sobre a fruta

A momordica charantia, ou simplesmente melão-de-são-caetano ou ainda melão amargo, se desenvolve em climas úmidos e quentes e pode ser encontrada principalmente na Ásia e América do Sul. Seu formato lembra um pepino “acidentado”, tem a cor verde e a polpa espessa e de coloração amarelo claro, semelhante ao bege. Ela tem o gosto extremamente amargo.

Pesquisa sobre o uso medicinal

O estudo do Dr. Frank Shallenberger foi baseado na eficácia de alguns dos componentes naturais da fruta. De acordo com ele, o consumo regular e dosado da momordica charantia inibe o crescimento das células do câncer, chegando a matar de 90% a 98% das células cancerosas. O efeito da fruta foi examinado na Universidade do Colorado e os resultados mostraram uma redução de até 64% no tamanho dos tumores.

Outros benefícios da momordica charantia

Além de matar as células do câncer, a momordica charantia também é eficaz no tratamento de outras doenças desenvolvidas pelos seres humanos. No fígado ela possibilita a desintoxicação e purificação, nos casos de pacientes com consumo excessivo de álcool e outras substâncias tóxicas. No restante do corpo ela alivia dores, estimula a circulação sanguínea, melhora a digestão, reforça a imunidade, previne infecções fúngicas, principalmente: micoses, pé de atleta e psoríase.


Na lista de benefícios da momordica charantia ainda tem o aumento da resistência corporal e o alívio de problemas da visão, devido aos elevados níveis de betacaroteno. A fruta também é uma aliada de primeira no controle ao diabetes, pois reduz o açúcar no sangue.

Contraindicações

As pessoas que ficaram interessadas em todos os benefícios que a fruta pode proporcionar para a saúde devem ficar atentas, pois nem todas as pessoas podem consumi-la. Existem algumas restrições: mulheres que estão gestantes não podem consumir a fruta, seja ela em qual quantidade for, pois seus efeitos podem resultar em aborto; mulheres que estão amamentando também devem ficar longe da momordica charantia, bem como as crianças.

Como consumir a fruta em prol da saúde

Existem três formas de incluir a momordica charantia no seu dia-a-dia: na forma de suco, usando a polpa da fruta; ou como chá, utilizando folhas frescas ou secas ou in natura.

Se o consumo for feito na forma de suco, basta dosar a polpa com um pouco de água e bater no liquidificador. Depois, deve-se coar e a bebida estará pronta para ser ingerida.

Se preferir em forma de chá, basta preparar a bebida com as folhas frescas. Ferva um litro de água para cada cinco colheres (de sobremesa) da erva fresca. Depois de atingir o ponto de ebulição, acrescente as folhas e espere alguns minutos antes de beber. O indicado é o consumo de duas a três xícaras por dia.

 


Reportar erro