Está com coceira? Conheça os remédios caseiros para se livrar dela

Coceira pode ser sinal de doença grave, como problemas no fígado ou na tireoide, insuficiência renal, icterícia, anemia, diabetes, leucemia ou aids


O prurido, conhecido popularmente como comichão ou coceira, é uma sensação desagradável geralmente causada por doenças ou agentes que venham a irritar a pele. As coceiras são mais frequentes na pele, mas também podem acontecer nas mucosas e na córnea.

Principais causas

Uma das principais causas da coceira é a pele seca. Porém, há várias outras coisas que causam a irritação, a exemplo do contato da epiderme com produtos químicos ou tóxicos, queimaduras solares, frio, contato com água suja ou contaminada, ingestão de alimentos que o organismo é intolerante e picadas de insetos.

A coceira também pode ser um sinal indicando uma doença grave, como por exemplo, problemas no fígado ou na tireoide, insuficiência renal, icterícia, anemia, diabetes, leucemia ou aids.

Está com coceira? Conheça os remédios caseiros para se livrar dela

Foto: Reprodução/ internet


Como tratar ou aliviar naturalmente

Para tratar a coceira na pele, o ideal é consultar um profissional dermatologista para que o mesmo faça o diagnostico correto e possa indicar o tratamento ideal. Mas existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o incomodo, geralmente o indicado é:

– Tomar um banho com água fria, pois isso alivia a coceira
– Evitar coçar a pele, quanto mais você coça mais a coceira aumenta
– Evitar usar roupas feitas de lã ou tecidos sintéticos, prefira utilizar algodão
– Usar repelente para evitar picadas de insetos
– Usar protetor solar para evitar queimaduras solares

Caso vá até um medico, ele poderá receitar medicamentos antialérgicos, como Cetirizina, ou pomadas antialérgicas para aplicar na pele, a exemplo de “Polaramine”. Além disso, existem alguns produtos naturais como spray de alfazema ou folhas de hortelã ou malva picadas que ajudam a acalmar a pele e reduzir a coceira.

Entretanto, uma das soluções mais simples, baratas e fáceis de tratar a coceira é o uso de vinagre de maçã. Recomenda-se tomar um banho de imersão com água morna e colocar uma xícara de vinagre de maçã no líquido ou simplesmente aplicar o vinagre na região afetada.


Reportar erro