Essas são as dicas que faltava para você não se dar mal na cozinha

Em meio a tantos eletrodomésticos, ferramentas e temperos, são tantos riscos aos quais as pessoas estão expostas que, em muitos casos, chega até a assustar


Usar a cozinha, muitas vezes, pode parecer um desafio, sobretudo para os “marinheiros de primeira viagem”. Em meio a tantos eletrodomésticos, ferramentas e temperos, pensando direito, são tantos riscos aos quais as pessoas estão expostas que, em muitos casos, chega até a assustar. Para ajudar a evitar possíveis acidentes, fique atento as dicas que serão passadas a partir de agora.

Certamente sua mãe ou avó já lhe orientou sobre os cuidados com a utilização da faca ao cortar certos ingredientes, com o cabo da panela virado para fora no fogão ou até o tipo de objeto que pode ser levado ao micro-ondas. Esses cuidados figuram como os mais recorrentes no manual de instruções que as pessoas aprendem desde os primeiros contatos com a cozinha.

Fique atento aos cuidados

Frituras

Essas são as dicas que faltava para você não se dar mal na cozinha - Fritura

Foto: depositphotos

Lidar com óleo quente representa um risco muito grande de queimaduras na cozinha. Por isso, todo o cuidado ao preparar alimentos fritos é pouco. O primeiro dos cuidados é prestar atenção a posição do cabo da panela ou frigideira, ele deve estar virado para o lado de dentro. Para certificar que está procedendo da forma correta, o mais aconselhável é que você passe a usar as bocas traseiras do fogão.

Ao colocar o alimento dentro do óleo quente, utilize uma espumadeira. Ela evita que o óleo respingue em você caso o alimento fosse simplesmente jogado. Se o alimento que você for fritar soltar água, procure secá-lo com um papel toalha. Esse cuidado também vai evitar acidentes com respingos. Depois de utilizar o óleo, na hora do descarte, preste atenção para não jogá-lo diretamente no ralo. Isso pode trazer consequências para o meio ambiente e ainda entupir a encanação.

Micro-ondas

Essas são as dicas que faltava para você não se dar mal na cozinha - Micro-ondas

Foto: depositphotos

Uma das regras básicas para a utilização do forno de micro-ondas é quanto aos objetos que podem ser colocados para o preparo das comidas. Em hipótese alguma você deve usar pratos ou potes de alumínio ou metal. Isso vai garantir que não aconteça nenhum acidente envolvendo o mal uso do equipamento.

Outro cuidado bastante relevante deve ser tomado quando for retirar algum prato do micro-ondas. Geralmente é indicado o uso de luvas térmicas ou de algum pano que evite o contato direto com o objeto, já que não se sabe o quanto ele estará quente. Ao usar potes plásticos, fique bastante atento a sua resistência, já que a baixa qualidade do material pode fazer com que ele derreta.


Quando for preparar algum alimento, tome cuidado para usar um plástico filme ou alguma outra tampa plástica. Isso vai evitar que, ao ser aquecido, o equipamento fique sujo por respingos de alimentos.

Panela de pressão

Essas são as dicas que faltava para você não se dar mal na cozinha - Panela Pressão

Foto: depositphotos

Quando o preparo de algum alimento inclui a utilização da panela de pressão, muita gente chega até a desistir dele pelo temor relacionado a esse utensilio. O medo de explosão é o fator que mais preocupa. Geralmente, isso pode ocorrer devido ao entupimento da válvula que controla a pressão. Isso faz com que o vapor fique preso na panela e gere a explosão.

Para evitar que isso aconteça, você pode tomar alguns cuidados. O primeiro deles é fazer uma higienização correta da válvula assim que for lavar o utensílio. Com a torneira da pia aberta, libere o fluxo de água nas saídas de vapor da válvula. Caso algum resto de alimento ou sujeira esteja causando a sua obstrução, isso vai resolver. Assim que tirar a panela do fogo, não retire a pressão colocando-a debaixo d’água. Isso acaba danificando o equipamento. Deixe que ela saia naturalmente.

Corte com faca

Essas são as dicas que faltava para você não se dar mal na cozinha - Faca

Foto: depositphotos

Bastante utilizada na cozinha, a faca pode ser uma arma em potencial no que diz respeito aos acidentes domésticos. Um dos mais recorrentes, por exemplo, é quando ela é utilizada para abrir certas embalagens. Como a superfície da maioria delas é lisa – vidro – ela não consegue um apoio firme. Por isso, procure a forma ideal de abrir esses produtos sem que a faca seja utilizada.

Quando for cortar qualquer alimento, procure deixá-lo firme, sem perigo de escorregar da base de corte. No caso de acontecer de você se cortar com uma faca, o primeiro passo é lavar bem o corte em água corrente. Logo em seguida, pegue um pano limpo e pressione contra o corte. Isso vai fazer com que o sangramento estanque. Caso o corte seja muito grande, o indicado é que procure atendimento médico imediato.


Informar erro