Essas dicas ensinam como deixar o cafezinho mais saboroso

O que pouca gente sabe é que existem segredos no preparo do café que vão deixá-lo ainda mais saboroso. Descubra todos eles aqui


Tirando a água, o café é a bebida mais consumida em todo o mundo e por esta razão é comum encontrarmos este líquido em todos os lugares. Do restaurante chique, até a bodega da esquina, em todos os estabelecimentos sempre têm um cafezinho.

Por ser barato, fácil de fazer e por agradar a vários tipos de paladares, o café é uma boa aposta para oferecer a uma visita.

O que pouca gente sabe é que existem segredos no preparo do café que vão deixá-lo ainda mais saboroso. Estes mistérios levam em consideração desde a escolha da água até a melhor opção de filtro. Descubra-os:

Dicas para melhorar ainda mais o café

Essas dicas ensinam como deixar o cafezinho mais saboroso

Foto: depositphotos

1. Escolha da água

O tipo de água escolhido influencia e muito no produto final. Por exemplo, quando utilizamos água da torneira ela pode apresentar algumas partículas que alteram o gosto do café, mesmo que esse líquido passe por fervura. Por isso, a melhor opção mesmo é preparar o líquido com a água filtrada ou mineral.


2. Grãos X Café em pó

O café em pó é muito sensível e por isso acaba sofrendo alterações através do ar, calor ou umidade. Todas estas mudanças de composição podem comprometer o sabor final do café. Por isso é ideal que se tenha um moedor em casa e que se utilize dos grãos de café, para que assim que for moído possa ser utilizado no preparo da bebida.

Contudo, se for o caso de usar o café em pó, é preferível que ele seja armazenado em um recipiente escuro e lacrado. Também é indicado que este recipiente esteja guardado em um lugar seco e fresco dentro da geladeira. Além disso, outra sugestão importante é não misturar o pó de um pacote antigo com um novo, pois esta prática pode alterar o sabor final.

3. Proporção de ingredientes

É preciso ficar atento a quantidade de pó de café que é utilizado na água, bem como é importante saber qual a é quantidade de água ideal. Assim, quem prefere o preparo de café expresso curto, a proporção ideal é de 50 ml de água e 7 g de café, caso queira mais forte basta substituir por 30 ml de água. Já se o café é em pó, a dica é colocar cinco colheres (de sopa) dos grãos a cada litro de água.

4. Tipo de filtro

Existem dois tipos de filtro, o de papel e o de pano. Ao escolher um desses dois, você estará optando por tipos de café distintos, pois enquanto o de papel é mais higiênico, o de pano acaba deixando o café mais encorpado. Porém, se for optado pelo o de pano é indicado lavá-lo bem após a utilização e com água morna.

5. Café puro

O modo como vai ser servido o café também interfere no sabor final da bebida. Isto porque, é preferível que o café seja servido puro, sem adição de nenhum outro produto. Porém, tem gente que prefere adicionar açúcar. Se você também é assim, a dica é adoçar diretamente na xícara e não quando o café estiver no fogo.


Reportar erro