Essa música pode aliviar o estresse em apenas 10 minutos

“Weightless” de Marconi Union foi composta, em escala internacional, para ser usada em spa’s, com o intuito de ajudar nas terapias de relaxamento


Sabe aqueles dias que tudo parece dá errado, inclusive sua ansiedade também faz questão de não colaborar?

Pois bem, de acordo com os cientistas, uma boa forma de superar tudo isso é através da música. Mas, a música em questão não é qualquer uma, e sim uma em específico que norteou uma pesquisa.

Trata-se da música “Weightless”, composta por Marconi Union. A harmonia, que possui pouco mais de oito minutos, combina piano e guitarras com sons atmosféricos e sintéticos. “A música trabalha com tons sustenidos, que ajudam no relaxamento”, disse Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica da Terapia através da Música.

Os estudos levaram em consideração 15 outras músicas de muitos compositores e intérpretes, entre Enya, Coldplay, Adele e Mozart. Elas foram incluídas no teste depois de uma enquete, em que os participantes diziam quais músicas provocam mais relaxamento.

Essa música pode aliviar o estresse em apenas 10 minutos

Foto: depositphotos

De acordo com Cooper, leva cerca de cinco minutos para que o corpo consiga sincronizar as emoções com o ritmo da música.


Sobre a música

“Weightless” de Marconi Union foi composta, em escala internacional, para ser usada em spa’s, com o intuito de ajudar nas terapias de relaxamento. A música não possuir uma melodia repetitiva, para que o cérebro não tente prever o que virá a seguir, o que, segundo os cientistas, ajuda a induzir uma sensação maior de relaxamento.

A música é aparentemente tão eficaz que as pessoas são inclusive aconselhadas a escutá-la enquanto dirigem. Em termos de música clássica, esse tipo de música é chamado de “larghetto”, que não é muito rápida nem lenta.

O lado científico da coisa

O ‘tempo’ da música começa com 60 batimentos por minuto, e vai diminuindo gradualmente até 50 batimentos por minuto. Mais precisamente, em oito minutos ela pode reduzir os sintomas de ansiedade em até 65%. “Enquanto você ouve esse tipo de música, sua frequência cardíaca gradualmente tenta corresponder a essa batida”, disse Cooper.

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia BMS, na Malásia, também realizaram pesquisa com o mesmo propósito. Nela, eles observaram que os voluntários que relataram uma redução dramática nos sentimentos de estresse e uma maior sensação de relaxamento físico quando eles ouviam músicas que tocavam em torno dos 60 batimentos por minuto.

A prova

Se você ficou bastante curioso para testar os benefícios da música no combate a sua ansiedade, confira a música:


Reportar erro