Espreguiçar todos os dias faz muito bem ao organismo

Esticar-se logo ao se levantar da cama, manda um recado direto para o cérebro, que começa a sair da inércia superficial


Entre todas as recomendações de exercícios, alimentos e cuidados que fazem bem ao seu organismo, existem algumas ações bem simples, que praticamente não alteram em nada a sua rotina e que trazem ótimos resultados o seu bem-estar.

Uma delas é tão acessível que pode ser feita várias vezes ao dia: se espreguiçar. Você sabia que o ato de espreguiçar traz inúmeros benefícios ao seu corpo?

O primeiro deles é o alongamento. Esticar-se logo ao levantar da cama ou após um longo período em uma única posição, manda um recado direto para o cérebro, que imediatamente começa a sair da inércia superficial para um estado de produtividade maior.

espreguicar-todos-os-dias-faz-muito-bem-ao-organismo

Foto: depositphotos

O que significa que ao alongar a musculatura a circulação sanguínea é ativada e isso vai te ajudar a manter-se mais sagaz para desempenhar as funções do dia a dia.

O processo acontece quando, por meio do espreguiçamento, é liberado no sangue serotonina e endorfina. A primeira é responsável pela disposição do corpo e pelo bom funcionamento da memória. Já a segunda, é intrinsecamente ligada à sensação de bem-estar do corpo.

Espreguiçar também é vantagem para as pessoas que sofrem com fortes dores de cabeça, as chamadas cefaleias. Um dos tipos mais comuns é a tensional, ou seja, provocada por tensão muscular. Por isso, espreguiçar todos os dias pode fazer você e livrar dessa doença.

Outras dores que podem ser amenizadas por meio do ato de espreguiçar são as das articulações, pois a ação faz com que as junções articulares sejam lubrificadas pelo líquido sinovial, que entra em circulação após uma esticada nos músculos.


Agora que está explicado que espreguiçar todos os dias faz muito bem ao organismo. Está na hora de você conhecer alguns métodos para se alongar melhor e ter um dia mais produtivo.

1º Passo: Comece pelos braços

Eleve seus braços acima da cabeça. Junte os dedos e levante as mãos com as palmas delas voltadas para cima. Aproveite para alongar a coluna.

2º Passo: Pescoço e ombros também são importantes

Basta levar a cabeça ao seu ombro direito por 10 segundos. Repita o movimento mas dessa vez, no ombro esquerdo. Em seguida, movimente os ombros para frente e para trás.

3º Passo: Membros inferiores

Já ao se levantar, você espreguiça as pernas. Entretanto, pode melhorar o alongamento com exercícios que mechem com o quadril, por exemplo. Para isso, basta deitar-se de costas e elevar um perna em um ângulo de 90º e repetir essa ação na outra por, aproximadamente, 10 segundos cada.


Reportar erro