Especialista fala sobre os ‘poderes’ do repolho e formas de consumo

O vegetal contém muitas fibras que são perfeitas para equilibrar uma refeição. Ele ainda é capaz de retirar doenças do corpo


A nossa alimentação tem o poder de promover saúde, bem-estar e vida longa. A jornalista e escritora Sônia Hirsch revelou durante entrevista ao programa ‘Natureza Viva’ das Rádios EBC, a riqueza do repolho, chamado carinhosamente pela especialista de “Rei Polho”. Entenda porquê.

Entre as propriedades descritas pela jornalista, o repolho “limpa o sangue, melhora a digestão, umedece o intestino e as vias respiratórias, embeleza a pele, ajuda a eliminar parasitas, tem vitamina C, vitamina E, cálcio e iodo, além de uma quantidade enorme de enxofre, que é um grande desintoxicante das células”, explica Sônia Hirsch.

Segundo ela, o vegetal contém muitas fibras que são perfeitas para equilibrar uma refeição. Ele funciona ainda como uma espécie de eletroímã capaz de retirar doenças do corpo.

Especialista fala sobre os 'poderes' do repolho

Foto: depositphotos

Uma das utilidades fitoterápicas do repolho é que feito em compressas pode ajudar a diluir o leite empedrado das lactantes. A dica é fazer um sutiã de repolho. Outra ideia é colocar as folhas sobre os pés inchados, pois ele ajuda a sugar a água retida no local.


A médica indica algumas opções para consumir o repolho. Acompanhe.

Repolho picado

Higienize as folhas e pique-as em pedaços pequenos. Deixe a parte mais grossa para colocar na sopa e refogue as demais com alho e azeite.

Chucrutes

O chucrutes nada mais é do que o repolho em salmouro. Para prepará-lo, corte o repolho bem fininho e coloque em um recipiente. Para 1 kg de repolho, adicione 150 ml de sal. Comece a socar a mistura até o vegetal começar a liberar água. Quando já estiver tudo bem moído, deixe em recipiente aberto por 48 h. Passado esse tempo, guarde-o em um pote de vidro na geladeira. O chucrutes é ótimo para facilitar a digestão de carnes pesadas e defumados.

Repolho quente

O repolho à moda portuguesa é feito da seguinte forma: em uma panela coloque um dedo de água e as folhas. Regue com azeite e sal. Tampe e deixe ferver cinco minutos.

Salada

O repolho também é muito eficiente e saboroso em saladas cruas. Entretanto, é preciso ter em mente que as folhas precisam ser escaldadas, para evitar o consumo de minúsculos bichos que vivem nos vegetais. Portanto, você deve cortas as folhas e deixar de um a dois minutos em água fervente. Depois disso é só deixar esfriar e inserir na salada. Não esqueça de colocar azeite e sal para deixar ainda mais deliciosa a sua salada fria.


Informar erro