Especialista fala sobre os benefícios do consumo de vegetais de folhas verdes

Entenda porque os vegetais de folhas verdes são tão indispensáveis para a nossa saúde, aproveite e veja algumas receitas de sucos


As folhas verdes são fonte de saúde, vitaminas e minerais. A nutróloga Tamara Mazarack trata desse tipo de alimento na sua rede social. No espaço, ela afirma que “ingerir folhas verdes diariamente é saudável porque hortaliças suprem o organismo com nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e C, betacaroteno, minerais e fitoquímicos, que têm ação antioxidante e anticancerígena comprovada em inúmeros estudos científicos”.

Os benefícios são tantos, que as folhas verdes são utilizadas de diversas maneiras como em chás, sucos, saladas e receitas deliciosas. Os mais utilizados são: alface, agrião, alface, acelga, almeirão, couve, couve de Bruxelas, espinafre, chicória, folhas de brócolis, de mostarda, de rúcula, de repolho e de beterraba.

A empresária do ramo da beleza e do bem-estar Cristiana Arcangeli também fala das vantagens do consumo de folhas verdes em seu blog: “para quem não sabe, as folhas verdes possuem grandes quantidades de vitaminas A, C, K, e ácido fólico, atuando em várias partes no nosso organismo, como pele, olhos, unhas, músculos, sangue e ossos. Combatem os radicais livres (que envelhecem a pele) e o estresse, mantendo as propriedades do sangue e das células de defesa”.

Especialista fala sobre os benefícios do consumo de vegetais de folhas verdes

Foto: depositphotos

As folhas verdes mais escuras são ainda mais poderosas. Elas contêm: fósforo, magnésio, cálcio, ferro e clorofila. Essas substâncias juntas são capazes de combater a anemia, osteoporose, estresse, doenças de coração e de circulação.

Aprenda algumas receitas de suco verde

Selecionamos algumas receitas que levam as principais folhas verdes e que podem ser tomados no café da manhã ou no lanche da tarde. A ideia é juntar todos os ingredientes no processador e bater. Lembre-se de higienizar todas elas, se possível, deixando-as de molho por alguns minutos dentro de água com algumas gotas de água sanitária.


Suco de Couve, Salsão/Aipo e Maçã

– 1 pepino;
– 5 folhas de alface;
– 1 maçã verde;
– 2 folhas de repolho crespo ou couve manteiga;
– 3 pedaços de aipo.

Suco de Salsão, Pepino e Gengibre

– 1 maço de coentro;
– 3 pedaços de aipo;
– 1 pepino;
– 1 pedaço pequeno de gengibre (1 a 1,5 centímetros).
– 1 maço de salsa.

Suco de Salsão/Aipo e Maçã

– 1 maçã;
– ¼ de erva doce;
– 4 pedaços de aipo.

Suco de Couve, Salsão/Aipo e Gengibre

– Meio limão;
– 1 pedaço pequeno de gengibre (1 a 1,5 centímetros);
– 4 folhas de repolho crespo ou couve manteiga;
– 3 pedaços de aipo;
– 1 colher (de chá) de maccha (chá verde em pó).

Suco de Couve, Cenoura e Maçã

– Meia maçã;
– 2 cenouras;
– 1 pepino;
– 1 colher de óleo de coco.
– 3 folhas de repolho crespo ou couve manteiga.


Informar erro