Especialista ensina como manter a pele do rosto saudável no verão

A fisioterapeuta dermato-funcional, Thaís Carvalho, dá dicas para você aproveitar, ao máximo, o verão mantendo sua pele saudável


No verão, nos expomos bem mais aos prazeres e perigos do sol. Ao mesmo tempo que a estação nos proporciona mais opções de lazer ao ar livre, como piscinas, praias e parques, ela também pode trazer alguns problemas de saúde.

Por isso, a fisioterapeuta dermato-funcional, Thaís Carvalho, nos dá dicas maravilhosas para que você possa aproveitar ao máximo o verão mantendo sua pele macia, radiante e luminosa.

1. Quais são os cuidados básicos com a pele do rosto durante o verão?

“Durante os meses de calor intenso, fatores como sol, cloro da piscina ou o sal do mar são responsáveis pelo ressecamento da pele. Por isso é importante caprichar no consumo de água e duplicar a aplicação de cremes hidratantes para recuperar a luminosidade natural e evitar o aparecimento de rugas prematuras e a formação de manchas ou vermelhidão”, explica a dermato-funcional Thaís Carvalho.

Especialista ensina como manter a pele do rosto saudável no verão

Foto: depositphotos

2. Existe diferenças entre a pele do rosto e do corpo?

“A pele do rosto é diferente da do corpo, pois a concentração de glândulas sebáceas é maior. Desta forma, a hidratação vai depender se a pele é seca, mista ou oleosa. Cremes hidrantes mais oleosos e ricos em vitaminas A, C e E são destinados para peles secas. Já nas mistas, a recomendação são cremes sem óleos minerais em sua composição. No caso das oleosas, é necessário utilizar fórmulas em gel, gel-creme ou emulsão oil-free”.


3. As áreas do rosto também se diferenciam?

Existem duas regiões mais sensíveis, que são o contorno dos olhos e os lábios. A fisioterapeuta ensina: “essas regiões requerem um cuidado específico à base de cremes e bálsamos para mantê-los sempre hidratados e com bom aspecto”.

4. Qual é a temperatura ideal da água para lavar o rosto?

Você deve evitar o banho muito quente, pois ele resseca a pele ao retirar a camada de gordura superficial da pele. Por isso, a especialista recomenda o uso de sabonete à base de ácido salicílico e água morna.

5. Como deve ser feita a hidratação da pele do rosto?

A primeira hidratação é a que acontece de dentro para fora, portanto beba bastante água. Isso ajuda a diminuir a oleosidade e a eliminar as toxinas. A segunda dica é usar um creme hidratante duas vezes por dia após os banhos.

6. Qual é o fator mínimo de proteção dos cremes?

Use sempre protetor solar com fator mínimo de 30 FPS. Existem linhas específicas para o rosto, principalmente se você tem problemas com oleosidade.

7. A alimentação influencia na saúde da pele do rosto?

Alimentos ricos em gordura, sal e açúcar não fazem bem a ninguém. Eles aumentam a oleosidade da pele, retêm água no organismo, dificulta o trabalho do intestino e provocam o aparecimento de acnes. Diante disso, a dermato-funcional recomenda o consumo de sucos naturais, frutas e alimentos frescos e integrais.


Informar erro