Especialista dá dicas para não engordar no final de ano

A nutricionista, Cintya Bassi, nos dá algumas dicas para aproveitarmos ao máximo o réveillon sem peso na consciência


Todo final de ano é a mesma coisa: festas, confraternizações e muita comida. Além das boas lembranças e recordações, nos sobram uns quilinhos a mais e a promessa de perdê-los no ano que se inicia.

Acontece que perder os quilos extras é infinitamente mais difícil do que ganhá-los. Por isso, o melhor a fazer é evitar que isso aconteça. A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, nos dá algumas dicas para aproveitarmos ao máximo o réveillon sem peso na consciência.

Seja seletivo

Especialista dá dicas para não engordar no final de ano

Fotos: depositphotos

Durante as festas de final de ano não dá para ficar de boca fechada. O ideal é saber mesclar os opções, como explica a nutricionista Cintya Bassi: “é um dia de festa e não uma alimentação cotidiana. Por isso, pode, sim, comer algo mais calórico. Contudo, é necessário moderar nas porções e mesclar com alimentos saudáveis, como frutas, sucos naturais e saladas, além de cuidar da hidratação. O ideal é que a dieta seja equilibrada durante o ano todo, assim não será um dia comendo um pouco mais que trará consequências ruins ao organismo”.

Prefira pratos frescos

Especialista dá dicas para não engordar no final de ano

Em uma mesa recheada de opções procure avaliar as comidas mais saudáveis e menos industrializadas. “As frutas oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e pistache são ótimas fontes de nutrientes. Além delas, as frutas secas e desidratadas também são nutritivas. Quanto às carnes, prefira magras, como lombo, peru, frango e peixes. O arroz, se possível, substitua o comum pelo integral”, alerta Cintya.


Não fique com fome

Especialista dá dicas para não engordar no final de ano

As tradicionais ceias de final de ano acontecem tarde da noite. A dica é que você não espere por ela para se alimentar. Antes disso, faça sua refeição como de costume, do contrário, a fome poderá te levar a comer mais em um horário pouco adequado.

Não tome refrigerantes

Especialista dá dicas para não engordar no final de ano

Essa regra vale para todos os dias, mas em especial, às festividades. “Sempre que possível substitua essas bebidas por água de coco, água aromatizada ou sucos naturais. Duas boas opções para hidratar, refrescar e auxiliar na digestão são os sucos de melancia com gengibre e o de abacaxi com hortelã”, indica a nutricionista.

Coma doce com moderação

Especialista dá dicas para não engordar no final de ano

É uma tortura se esquivar de um doce nas tradicionais festas de fim de ano. Se você gosta mesmo, opte logo pela sobremesa que mais lhe agrada, ao invés de ficar provando de tudo um pouco. Ainda assim, prefira o chocolate com mais cacau que ao leite, e as delícias com frutas para amenizar o consumo exagerado de açúcar.


Informar erro