Erva-cidreira – Um calmante com inúmeros benefícios

Quando se fala em tratamento natural para digestão ou mesmo para acalmar o sistema nervoso,…


Quando se fala em tratamento natural para digestão ou mesmo para acalmar o sistema nervoso, logo se pensa no chá de erva-cidreira. A infusão desse vegetal atua como um excelente calmante e ainda proporciona diversos benefícios para o organismo. Planta medicinal muito utilizada no combate a problemas do sistema digestivo, a erva-cidreira é também conhecida citronete, melissa ou apenas cidreira. Seu nome científico é Melissa oficinalis.

A erva-cidreira pode ser facilmente encontrada no comércio brasileiro, como em lojas de produtos naturais, farmácias de medicamentos manipulados, supermercados e em feiras livres.

Erva-cidreira - Um calmante com inúmeros benefícios

Foto: Reprodução

Benefícios

Erva potente no quesito de propriedades medicinais, a cidreira auxilia no tratamento de distúrbios do sono, nervosismo, agitação, secreção nasal, transtornos digestivos, palpitações, enxaquecas, flatulência, herpes, entre outros. Confira:

  • Alívio a dores de cabeça
  • Promove o bem-estar e a tranquilidade
  • Melhora a qualidade do sono
  • Previne distúrbios renais
  • Combate os gases
  • Previne transtornos digestivos
  • Alivia as cólicas menstruais e intestinais
  • Promove o alívio da tosse

A cidreira é dotada de diversos fitoquímicos que favorecem ação antioxidante, a exemplo do polifenois, terpenos, taninos, flavoides, ácido rosmarínico, ácido cafeico citral e acetato de eugenol.


Determinados estudos divulgados ao longo dos anos têm apontado que a erva-cidreira possivelmente também auxilia na redução da pressão arterial, uma vez que essa planta seria capaz de promover a vasodilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

Além disso, tais pesquisas também teriam chegado à conclusão de que essa erva também atua na diminuição do colesterol ruim, o LDL, prevenindo assim a ocorrência de problemas cardiovasculares. Tal ação seria decorrente da ação antioxidante a qual a planta é dotada.

Propriedades medicinais

Considerada um calmante com inúmeros benefícios para a saúde do organismo, a erva-cidreira possui diversas propriedades medicinais, tais como: antiviral, calmante, antiespasmódica, sudorífera, antibiótica e anti-inflamatória.

Receita do chá de erva-cidreira

Em uma xícara de água fervente, adicione três colheres das de sopa de folhas de erva-cidreira e deixe descansar de cinco a 10 minutos. Feito isso, coe e a infusão estará pronta para ser tomada. Dica: beba de três a quatro xícaras ao dia.

Efeitos adversos e contraindicações

O consumo em excesso da cidreira pode causar diminuição da frequência cardíaca, hipotensão e baixa pressão arterial. A erva não é indicada para pessoas que sofrem de algum desses problemas relacionados e nem para gestantes, lactentes e crianças menores de 12 anos.


Reportar erro