Entenda porque o gelato é mais saudável que sorvete

O gelato, comparado ao sorvete, é mais nutritivo, saudável e menos industrializado. Os doces também se diferenciam pela consistência


O que no Brasil chamamos de sobremesa, na Itália pode ser utilizado como café-da-manhã sem desperdiçar a importância desta refeição do dia. Tanto o sorvete como o gelato são assuntos sérios para os italianos, é tanto que existem até universidades que formam especialistas nestes doces, como é o caso da Carpigiani Gelato University.

Porém, quem já provou do gelato sabe que este produto é bem diferente do sorvete convencional e a explicação para essa diferença não se limita em apenas uma questão.

Além da consistência e sabor divergentes, o gelato é mais saudável que o sorvete. Isto deve-se ao modo como esses lanches são preparados, incluindo os ingredientes e a quantidade de cada um.

Entenda porque o gelato é mais saudável que sorvete

Foto: depositphotos

Gelato X Sorvete: quais as diferenças nutricionais?

Tanto o gelato como o sorvete possuem em suas composições açúcar, água, leite e o sabor desejado. Todavia, no caso do gelato há um equilíbrio maior na proporção açúcar e água, o que faz deste produto menos açucarado que o sorvete.

Outra diferenciação entre esses itens é com relação ao sabor, pois enquanto o primeiro recebe ingredientes “in natura”, o segundo possui em sua composição polpas artificiais.


A cremosidade natural do gelato é outro ponto a ser levantado nesta discussão, pois este lanche possui menos ar que o sorvete e, consequentemente, tem uma textura mais leve.

Também devido a textura, o gelato é servido em  temperaturas mais elevadas, promovendo suavidade no momento da degustação, uma vez que o sabor fica mais acentuado do que o gelo agressivo.

Além destas discrepâncias, existem ainda duas questões importantes neste embate. Isto porque, ao contrário do sorvete, o gelato não leva em sua composição corantes artificiais, conservantes e aromatizantes.

Assim, todas os aspectos visuais, gustativos e olfativos deste produto advém de seus ingredientes naturais. Já com relação a gordura, o sorvete possui de 50% a 60% a mais que o gelato, o que faz este último ser mais saudável.

Cuidado com os excessos

Apesar de ser mais nutritivo, saudável e menos industrializado, o gelato pode engordar ou fazer mal para a saúde se for consumido sem precaução. Assim como o sorvete e qualquer outro alimento, o gelato também deve ser ingerido com moderação.

Por esta razão, é indicado o consumo de uma porção diária, pois dependendo do sabor, o gelato pode ter até 125 calorias.


Reportar erro