Entenda a diferença entre light, diet, zero e integral

Sabia que alimentos light, diet, zero e integral são diferentes? Dependendo do que você procura para corpo é essencial conhecer bem as propriedades de cada


Aquelas pessoas que pretendem se manter em uma dieta, geralmente optam pela compra de alimentos zero, light, integral ou diet. O que poucos sabem são as diferenças entre eles. Dependendo do que você procura para o corpo é essencial conhecer bem as propriedades de cada um.

Sabia que nem todos eles têm a intenção de deixar o alimento menos calórico? Se seu maior objetivo for emagrecer, talvez esteja fazendo isso errado. Outros deles são indicados para pessoas que possuem uma enfermidade específica, por exemplo.

Entenda a diferença entre light, diet, zero e integral

Foto: Depositphotos

Diferença entre light, diet, zero e integral

Light

Os alimentos light possuem a redução de 25% de algum componente ou teor calórico em relação ao seu similar. Para saber se o produto reduz gordura, açúcar ou sal é preciso ficar sempre atento ao rótulo.

O produto é o mais indicado para quem pretender emagrecer, mas não serve só para isso, pois também é ideal para aqueles que necessitam reduzir algum componente específico.

Mas é preciso saber ainda que nem todo alimento light é próprio para o emagrecimento. Pois alguns alimentos reduzem os carboidratos em 25%, mas aumentam o sódio, por exemplo.


Diet

Esse é ideal para pessoas que portam diabetes ou hipertensão. Sua principal característica é a anulação do açúcar, sal e/ou proteínas.

Mas se você não possui nenhum desses problemas, não se empolgue. A grande maioria dos alimentos diet tem um valor calórico mais elevador que o dos seus similares. O mais ideal é fazer o acompanhamento com um nutricionista.

Zero

Tem a lógica um pouco parecida com os produtos light. A diferença é que o primeiro reduz 25% algum componente e os produtos zero o isentam por completo.

Pessoas portadoras de diabetes, por exemplo, só podem consumir os alimentos zero se eles tiveram dispensado o açúcar. Para saber qual componente foi anulado, verifique sempre o rótulo.

Integral

É quando um alimento, apesar de ter sido industrializado, manteve suas características nutritivas de quando foi colhido pela natureza. Isso significa que a fábrica alimentícia não retirou propriedades essenciais e eles continuam ricos em ferro, vitaminas e minerais.

É indicado para quem pretende levar uma vida mais saudável. De quebra, ele também pode ser mais leve, já que os alimentos integrais possuem um alto poder de saciedade.


Reportar erro