Energéticos: 4 super smoothies naturais para tomar a qualquer hora

Smoothies são bebidas energéticas que atuam como antioxidantes, promovendo mais disposição e saúde para o organismo


O smoothie é feito de água e alimentos altamente nutritivos, mais conhecidos como superalimentos funcionais. Na verdade, trata-se de uma batida indicada para atletas, principalmente os veganos, tendo em vista que não leva produtos de origem animal. São energéticas que atuam como antioxidantes, promovendo mais disposição e saúde para o organismo.

Como preparar um smoothie caseiro?

Cada batida pode ser feita com ingredientes diferentes, mas de uma maneira geral o modo de preparo é o mesmo para todos. Por exemplo, qualquer smoothie passa por dois procedimentos antes de ser consumido. A primeira parte leva os itens mais ricos em água e/ou os líquidos para o liquidificador, depois é coado. Já no segundo procedimento, os demais ingredientes são passados novamente no aparelho. Porém, não é necessário coar novamente.

Outra importante dica, que serve para todos os tipos de batidas, é processo de molho que alguns ingredientes precisam passar antes de serem batidos no liquidificador. Este é o caso das nozes, presentes em muitas receitas de smoothie, mas que devem ficar de molho por, pelo menos, quatro horas antes do preparo. De maneira semelhante as frutas secas, as quais precisam permanecer de molho por duas horas.

Além disso, não deve-se acrescentar açúcares e nem adoçantes. E, com relação ao leite e iogurtes utilizados em receitas convencionais, estes podem ser facilmente substituídos por leite de coco ou de nozes, azeite de linhaça, óleo de coco, entre outros. Isso porque, essas são opções mais naturais e nutritivas.

Super smoothies atléticos naturais e nutritivos para tomar a qualquer hora

Foto: Depositphotos


Receita 1

A parte líquida da receita leva uma xícara de água de coco. Depois você acrescenta cinco bananas, cinco tâmaras e uma colher (de sopa) de castanhas de caju germinadas. Finalize incrementando a receita com uma colher (de sopa) de maçã e uma colher (de chá) de lucuma.

Receita 2

Comece passando no liquidificador duas xícaras (de chá) de leite de castanhas-do-pará e uma xícara (de chá) de banana. Em seguida, coe a substância final e acrescente uma colher (de sopa) de semente de linhaça dourada. Volte a mistura para o aparelho e beba-a logo em seguida.

Receita 3

Bata no liquidificador uma xícara (de chá) de suco de laranja, três pêssegos e três tâmaras. Coe e volte o líquido para o aparelho. Acrescente uma colher (de sopa) de linhaça germinada, uma colher (de sopa) de óleo de linhaça e uma pintada de canela. Beba assim que a mistura ficar homogênea.

Receita 4

Adicione no liquidificador uma xícara (de chá) de água de coco, o suco de um limão, cinco bananas, uma xícara (de chá) de jaca mole e uma xícara (de chá) de polpa de coco verde. Depois que bater, coe. Coloque o líquido dentro do aparelho novamente para bater com uma colher (de chá) de gordura de coco, duas sementes de jaca raladas e uma pintada de canela em pó. Beba sem coar.


Reportar erro