Emagreça e previna doenças com o feno grego!

Originário da Índia e do Paquistão, o feno grego (trigonella foenum-graecum), também chamado de alfarva ou alforva, teve…


Feno grego

Feno grego | Imagem: Reprodução

Originário da Índia e do Paquistão, o feno grego (trigonella foenum-graecum), também chamado de alfarva ou alforva, teve suas propriedades anticancerígenas comprovadas por vários estudos, assim como a redução nos níveis de glicose em pacientes diabéticos, diminuição do colesterol total e aumento do HDL. É procurado inclusive para diminuir sintomas da menopausa e para estimular a produção de leite em mulheres que amamentam.

Como o feno-grego ajuda a emagrecer?

Emagreça com ajuda do feno grego

Emagreça com ajuda do feno grego | Imagem: Reprodução

O destaque nesse caso, vai para um aminoácido (4-hidroxisoleucina) presente em sua composição e que é responsável pelos efeitos da planta quanto à glicemia e lipídios e também estimula a produção de insulina, pois age diretamente nas células do pâncreas que a produzem. Sobre os lipídios também age a colina, presente na planta.

Seu efeito emagrecedor se dá também por conta de propriedades que reduzem o apetite, além de ser uma planta digestiva, melhorando o funcionamento do sistema digestivo e com leve efeito laxante, devido às mucilagens, que também tem efeito regenerador de tecidos.

Em pesquisa feita nos Estados Unidos, um grupo de pessoas obesas, com idade de 32 anos, recebeu entre 4 e 8 gramas de extrato de feno-grego todas as manhãs, no café da manhã. Com isso, ficou comprovado que o feno-grego reduz o apetite e evita que as pessoas quebrem a dieta, comendo fora de hora.


Por que o feno-grego previne doenças?

A planta possui uma saponina com efeito hormonal (diosgenina), que é precursora da progesterona e também  antiinflamatórios como a cortisona.

Com ação anticancerígena comprovada, previne cânceres como a leucemia, câncer de cólon e o osteosarcoma. Também tem ação tônica, devido à elevada quantidade de porteínas, lecitina (fósforo), cálcio e magnésio.

Previne cáries, já que possui um alcaloide (presente também no café), chamado trigonelina, que impede a aderência de bactérias aos dentes.

Contra-indicação

São mencionadas as seguintes possíveis reações ao uso do feno-grego:

  • irritações na pele;
  • diarreia;
  • gases e barriga inchada;
  • antigamente usado para induzir o parto, não deve ser usado por gestantes.

Reportar erro