Emagreça e controle o colesterol com lecitina de soja

A lecitina de soja controla o colesterol, regula os hormônios e favorece o bom funcionamento do sistema nervoso. Conheça suas propriedades e benefícios!


No geral, quando se fala nas substâncias conhecidas como “gorduras”, tende-se logo a pensar como algo ruim para a saúde humana, mas isso não é completamente verdade. Talvez você já tenha ouvido as expressões “gordura boa” e “gordura ruim”, não é mesmo?

Existem alguns tipos de gordura que, quando consumidas de acordo com as recomendações, proporcionam muitos benefícios à saúde. Este é o caso da lecitina de soja, um produto natural preparado a partir da gordura extraída da soja, que controla o colesterol, evita ataques cardíacos e favorece o bom funcionamento do sistema nervoso, dentre outros benefícios.

As propriedades e os benefícios

A lecitina de soja é composta por ácidos graxos, fósforo, triglicérides, colina e inositiol. As suas propriedades incluem a sua ação adstringente, calmante, antirreumática, emoliente, fungicida, laxante, tônica, hipocolesterolêmica, emulsificante, antigripal, dissolvente, estomáquica e nutritiva.

Emagreça e controle o colesterol com lecitina de soja

Foto: Pixabay

Devido às suas propriedades, a lecitina proporciona diversos benefícios à nossa saúde, dentre os quais estão os seguintes:


  • Regula a produção hormonal e a menstruação;
  • Combate dores na bexiga, dores de cabeça, dores reumáticas e insônia;
  • Melhora o funcionamento do coração e do sistema nervoso;
  • Aumenta a produção de colesterol bom;
  • Reduz gripes e febre;
  • Acelera o metabolismo;
  • Controla os sintomas da menopausa;
  • Previne a osteoporose;
  • Atua na construção dos tecidos nervosos e cerebrais;
  • Auxilia no tratamento de dores reumáticas;
  • Estimula os movimentos peristálticos do intestino;

Ajuda a emagrecer e controla o colesterol

A lecitina de soja é responsável pela quebra de moléculas de gordura e evita que as placas lipídicas se formem nos vasos sanguíneos e no coração. Sendo assim, este produto natural previne derrames e infartos. A lecitina de soja também reduz o LDL (“colesterol ruim”) e controla o HDL.

A lecitina de soja também auxilia no processo de emagrecimento, pois quebra as moléculas de gordura e acelera o metabolismo. Por este motivo, pode ser uma aliada para quem deseja perder peso, desde que o seu consumo seja aliado à alimentação saudável e balanceada e à prática de atividades físicas.

Além dos benefícios citados, a lecitina de soja, por ser rica em vitaminas lipossolúveis, também pode ser uma ótima aliada no tratamento dos sintomas básicos da menopausa, como as ondas de calor e a alteração hormonal.

Como consumir?

A lecitina de soja pode ser encontrada à venda, no formato de cápsulas, em lojas de produtos naturais ou farmácias. Recomenda-se consumi-la três vezes ao dia, sendo duas cápsulas antes do café da manhã, almoço e jantar.

Efeitos colaterais

Se for consumida corretamente, a lecitina de soja não possui efeitos colaterais. No entanto, é importante ressaltar que, embora proporcione inúmeros benefícios à saúde, este produto natural é uma fonte de gordura e deve ser usada apenas sob orientação médica.


Reportar erro