Elimine fungos das unhas de forma natural e eficaz

A onicomicose é uma infecção causada por fungos e que pode atingir as unhas dos pés ou das mãos; veja como tratar os fungos com remédios caseiros


A onicomicose é uma infecção causada por fungos e que pode atingir as unhas dos pés ou das mãos. Esta condição é mais comum nas unhas dos pés, pois enfrentam ambientes úmidos, escuros e quentes com maior frequência do que as mãos.

A proliferação de fungos nas unhas pode provocar descoloração, descamação e o enfraquecimento das mesmas. Para evitar este problema, é importante manter as unhas das mãos e dos pés limpas e secas, uma vez que a umidade favorece o aparecimento e o desenvolvimento dos fungos.

Remédios caseiros para combater os fungos nas unhas

Além de ser incômoda, a onicomicose também é antiestética devido aos sintomas que produz. No geral, os tratamentos da infecção podem ser de uso local, sob a forma de cremes, soluções ou esmaltes. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem auxiliar no combate ao problema. Confira a seguir:

Elimine fungos das unhas de forma natural e eficaz

Foto: Pixabay

Vinagre de maçã

O ácido presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos presentes nas unhas das mãos e dos pés. As suas propriedades alcalinas atuam regulando o pH da pele e modificando as condições que os fungos necessitam para o seu desenvolvimento.

Como usar?

Misture partes iguais de vinagre de maçã e de água e mergulhe as mãos ou os pés, durante 15 ou 20 minutos. Depois, seque bem as partes tratadas e aplique creme hidratante.

Suco de limão

Devido às suas propriedades antibióticas e antimicóticas, o suco de limão também é um potente remédio caseiro para tratar a micose nas unhas.

Como usar?

Extraia o suco de vários limões e mergulhe as partes afetadas no líquido. Outra opção é esfregar o limão diretamente sobre a unha.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um ingrediente alcalino que combate os fungos e outros micro-organismos que possam afetar a saúde das unhas.


Como usar?

Misture bicarbonato de sódio e suco de limão até que se forme uma pasta. Depois, é só aplicar diretamente sobre as áreas afetadas. Outra maneira de usar o bicarbonato é polvilhando dentro do calçado, para acabe com os micro-organismos que cresçam ali.

Alho

As propriedades antibióticas e antimicrobianas do alho favorecem a eliminação de fungos e demais micro-organismos que afetem a saúde das unhas.

Como usar?

Esmague 10 dentes de alho até formar uma pasta, coloque em um recipiente com água morna e deixe repousar durante alguns minutos. Mergulhe as partes afetadas durante o período de 15 minutos.

Outra opção é misturar a pasta de alho com azeite de oliva e aplicar sobre as unhas afetadas, deixando agir durante 30 minutos.

Iogurte natural

Os probióticos são bastante eficazes no tratamento das infecções causadas por fungos.

Como usar?

O iogurte natural pode ser adicionado no seu cardápio diário, seja no café da manhã ou à noite. Outra maneira de aproveitar os benefícios deste alimento é o seguinte: aplique um pouco de iogurte natural sobre as unhas afetadas, espere secar e retire com água morna.

Óleo da árvore do chá

O óleo da árvore do chá é um desinfetante antibacteriano bastante usado como um antisséptico.

Como usar?

Aplique uma gota do óleo na região afetada pelo fungo, duas ou três vezes ao dia, no máximo. É importante ressaltar que este produto não deve ser consumido via oral, já que pode causar efeitos colaterais como confusão, incapacidade para caminhar, erupção e até coma.


Reportar erro