Efeitos colaterais: descubra os do chá de orégano

Apesar dos benefícios que proporciona à nossa saúde, o chá de orégano não é recomendado para todas as pessoas. Conheça os efeitos colaterais da bebida


Bastante conhecido como um ingrediente que dá um sabor a mais em diversas receitas, o orégano (origanum vulgare) é uma erva que também contém muitas propriedades medicinais e, por isto, é utilizado no preparo de chás quentes ou frios.

Originário do Mediterrâneo e pertencente à família das lamiaceae, o orégano é usado como um remédio natural, pois ajuda a combater uma série de condições de saúde, incluindo as dores de cabeça provocadas por problemas nos nervos.

Apesar dos inúmeros benefícios que proporciona à nossa saúde, a erva também pode causar efeitos colaterais.

As propriedades e os benefícios do orégano

O orégano é uma fonte natural de substâncias antioxidantes, magnésio, ácidos graxos ômega-3, cálcio, fibra, ferro e vitaminas A, C e K. Devido às suas propriedades, esta erva é utilizada há anos como um medicamento natural para tratar uma série de problemas de saúde, tais como dores de cabeça e de estômago, indigestão, artrite, cólica menstrual e outros tipos de cólicas, tosse e enjoo. O orégano também contém propriedades fungicidas, portanto, o chá preparado com a planta pode auxiliar na cara de pé-de-atleta e outros fungos.

Imagem de colher de pau com orégano

Foto: Depositphotos

Na medicina alternativa, são utilizadas as folhas frescas ou secas do orégano, na forma de chá, unguento, cataplasma ou compressa. Esta erva também pode ajudar a combater dores de cabeça causadas por problemas nos nervos, contusões, deslocamentos, inchaços, dores nas juntas, gripes e resfriados. Além disso, as folhas mastigadas ou o óleo essencial de orégano diluído também podem servir para aliviar dores de dente.


Na culinária, o orégano é utilizado como tempero em diversos pratos, principalmente e, preparos de legumes e molhos, pizzas, carnes, feijões e ovos.

Os efeitos colaterais do chá de orégano

Apesar das propriedades e benefícios proporcionados pelo orégano e pelo seu uso na medicina natural, ainda não há estudos científicos que confirmem a erva como remédio. No entanto, o Departamento da Saúde dos Estados Unidos da América classificou a planta como segura; outras organizações internacionais categorizaram-na como sem riscos para a saúde.

Altas dosagens de orégano durante o período da gravidez é contraindicada. Segundo um estudo realizado pelo especialista em ervas F. Binker, o consumo exagerado da erva pode provocar abortos.

O preparo do chá de orégano

Para aproveitar os benefícios do chá de orégano, basta seguir este procedimento:

Despeje água quente sobre uma colher de mesa de orégano seco. Tampe a infusão e deixe descansar pelo período de 5 a 10 minutos antes de beber.

O chá pode ser adoçado de acordo com a sua preferência.


Reportar erro