É possível reaproveitar a água do cozimento do macarrão. Confira!

Essa água é rica em amido e sais minerais, podendo ser usada para muitas coisas no dia a dia, ajudar no preparo de outros pratos, até fins estéticos


No dia a dia das pessoas, muitos ingredientes deixam de ser usados por elas não saberem, de fato, os reais benefícios e propriedades que eles podem apresentar. É o que acontece com a água de cozimento do macarrão. Você sabia que ela pode ser utilizada para tantas outras coisas?

Certamente, a resposta da maioria das pessoas para essa pergunta é “não”. Isso é fácil de ser constatado pela frequência com que elas descartam essa água. Mas, saiba que ela é rica em amido e sais minerais. Porém, não é por isso que você vai sair por aí bebendo essa água ou qualquer outra coisa que seja.

Para saber sobre as utilidades que ela apresenta, preste atenção no texto. Você irá se surpreender!

Utilização para a água do cozimento do macarrão

É possível reaproveitar a água do cozimento do macarrão. Confira!

Foto: depositphotos

Por ser um alimento tão fácil de ser preparado, o macarrão ocupa lugar de destaque no cardápio diário do brasileiro. Não é a toa que o país é o terceiro do mundo no consumo da massa. Para cozinhá-lo, basta separar uma boa quantia de água e colocá-la para ferver. Depois, acrescentar sal e esperar o ponto do cozimento.

Depois de pronto, na hora de escorrer a água, preste atenção para as utilidades que esse líquido tem:

Preparo de molhos

É possível reaproveitar a água do cozimento do macarrão. Confira!

Foto: depositphotos

Para acompanhar o macarrão, nada melhor do que aquele molho bem preparado. Seja ele vermelho o branco, acrescentando um pouco da água do cozimento do macarrão, você vai imprimir mais sabor e textura no seu preparo. Além do mais, ele também pode ser utilizado em risotas, sopas e no cozimento de vegetais. Para facilitar seu uso, basta colocá-lo na forma de gelo e conservá-lo em cubinhos no freezer.

Regar plantas

e-possivel-reaproveitar-a-agua-do-cozimento-do-macarrao-confira-3

Foto: Pixabay


A partir da quantidade de nutrientes que a água do macarrão possui, você também pode utilizá-la para regar suas plantas. Para isso, basta deixar a água esfriar e é só aguar. A planta vai ficar forte e crescer saudável.

Fazer massas

e-possivel-reaproveitar-a-agua-do-cozimento-do-macarrao-confira

Foto: Pixabay

Quando você estiver fazendo pão caseiro ou massa de pizza, vale à pena substituir a quantidade de água utilizada para dar liga a massa pela água do cozimento do macarrão. Além de dar mais sabor às suas receitas, também às torna mais nutritivas.

Lavar a louça

e-possivel-reaproveitar-a-agua-do-cozimento-do-macarrao-confira-2

Foto: Pixabay

Devido a grande quantidade de amido contida na água de cozimento do macarrão, você também pode está utilizando-a para lavar a louça. Isso mesmo! O amido age como detergente natural, que faz com que a sujeira das louças saia com maior facilidade.  Nesse caso, a água pode ser usada ainda morna.

Relaxar os pés

É possível reaproveitar a água do cozimento do macarrão. Confira!

Foto: depositphotos

Depois de um dia repleto de atribuições, relaxar os pés em uma emersão de água morna ajuda a aliviar a tensão e as dores. Para isso, você pode usar a água do cozimento do macarrão. Além de trazer todos esses benefícios, os sais minerais vão ajudar a hidratar a pele e deixá-la com aspecto saudável.

Cabelos danificados

É possível reaproveitar a água do cozimento do macarrão. Confira!

Foto: depositphotos

Como já deu para ver, a água do macarrão pode ser usado com fins estéticos. Para os cabelos, ela também traz alguns benefícios. Se você deseja recuperar os fios danificados, basta passar a água do macarrão no cabelo, como se estivesse massageando as mechas e deixar agir por 10 minutos. Feito isso, é só lavar com o seu shampoo e condicionador preferidos.


Reportar erro