É possível combater a obesidade com tratamentos caseiros!

Todos sabemos o quanto um prato apetitoso pode ser convincente, não é? E, as pessoas…


Todos sabemos o quanto um prato apetitoso pode ser convincente, não é? E, as pessoas que lutam diariamente contra a balança, sabem melhor ainda, pois, uma das grandes dificuldades que enfrentam é essa: não resistir aos apelos da comida e das guloseimas!

A obesidade não tem apenas a ingestão exagerada de comida como causa, vários fatores podem contribuir para que determinados organismos não metabolizem adequadamente e a gordura se acumule. Fatores genéticos, hormonais e estilo de vida, claro, podem também ser causadores do acúmulo de peso indesejável. Normalmente o que ocorre é uma soma de fatores, a pessoa pode apresentar um distúrbio, seja orgânico ou não, que a faz comer demais, ou ainda, faz com que seu metabolismo não processe direito e isso causa um retardamento na queima de calorias e o acúmulo se instala.

Obesidade

Obesidade | Imagem: Reprodução

Consequências da obesidade

A obesidade causa diversos problemas, que vão, desde os psicológicos até os físicos. A autoestima cai porque a pessoa não se sente bem com o sobrepeso, não consegue comprar roupas que a deixem elegante, ao sair de casa, as outras pessoas fazem troça ou lhe põe apelidos desagradáveis e até riem se lhe acontece algum incidente, como quebrar uma cadeira ou entalar em algum lugar. Além desses desconfortos sociais e psicológicos, ainda há os males à saúde, que envolvem sobrecarga para os órgãos, como o coração, rins, fígado, pulmões, etc., taxas de glicose e colesterol desreguladas e aos membros inferiores, as articulações, os joelhos e pés, que sofrem com a constante “carga” extra!

Além disso, os pacientes obesos costumam sofrer com infecções por fungos, ou outras em suas dobras de gordura, também apresentam varizes e outras consequências do sobrepeso.


Como deve ser o tratamento?

Esta é uma das tarefas mais difíceis, equiparando-se a um vício como o do tabagismo a ser vencido. Muitas pessoas desistem quando as dificuldades surgem e depois voltam à autocomiseração, sentindo-se feias e infelizes. Portanto, se a pessoa está pensando em emagrecer, deve saber desde já que NÃO SERÁ FÁCIL, mas é possível! Encare com seriedade e perseverança e comece devagar a encontrar o seu modo de lidar com esta dificuldade, mas sempre fiel ao objetivo de emagrecer e ficar melhor! Caso em alguma ocasião não resista à algum exagero, no dia seguinte retome a dieta e, se possível, faça alguma coisa para compensar a traição ao seu plano de emagrecimento, pode ser até uma espécie de “castigo” para você mesma, como cortar a sobremesa que você se permite comer uma vez por semana, por exemplo. Assim, os novos hábitos vão sendo assimilados aos poucos e os resultados aparecendo e motivando ainda mais!

Falando em “motivação”, motive-se a começar alguma atividade física, por mais simples que seja, mas, só o fato de vestir uma calça e um tênis de ginástica, já começará a incutir em sua cabeça o que você quer, o que busca e assim, dia após dia, esse hábito vai também apresentando seus resultados, você começará a gostar da sensação de se mexer e, quando o peso começar a diminuir e as roupas a sobrarem… aí, a prova de que vale a pena fará com que você não abandone mais a rotina de exercícios e cuidados!

Posto isto, vamos à algumas boas receitas de chás e outros para ajudar a encarar esse processo de emagrecimento!

Tratamento natural

Tratamento natural| Imagem: Reprodução

  • O limão contém inúmeras propriedades benéficas para a saúde e auxilia a reduzir taxas de colesterol, diminui a glicose e acelera o metabolismo, ajudando a emagrecer! Beba vários copos de água com limão durante o dia, além de hidratar o corpo e beneficiar a eliminação de toxinas, também estará se fortalecendo e reduzindo gorduras, ou seja, tudo de bom!
  • O alho também é um antibiótico natural e repleto de propriedades benéficas à saúde, sendo também estimulante do metabolismo, o que ajuda a emagrecer. Consuma-o como tempero de vários pratos ou ainda, coloque meio copo de água com dois dentes de alho e deixe tampado até o dia seguinte. Beba a água em jejum.
  • Bata no liquidificador: 2 cenouras, 1 maçã, 1 colher de sopa de gérmen de trigo, 2 copos de água e gelo esmagado. Este suco contém: vitamina B, fibra, proteína, sódio, potássio e beta-caroteno, além disso, apenas 55 calorias. Ótimo para ser incluído na dieta, alimenta e não engorda!
  • Bata no liquidificador: 2 colheres de sopa de linhaça, 1 pepino médio verde, 2 fatias de abacaxi e meio copo de água. Tome duas vezes ao dia, uma em jejum e uma à noite, como é rico em fibras e a linhaça tem efeito saciante, ajudará a emagrecer.
  • Bata no liquidificador: 1 xícara de morangos limpos e acrescente um copo de iogurte light natural ou do sabor que você preferir e 4 colheres de sopa de sementes de linhaça. Esse shake é desintoxicante e contém inúmeros nutrientes, é ótimo para ser tomado no café da manhã.
  • Bata no liquidificador: 1/2 xícara de morangos, suco de um limão, polpa de um maracujá, bastante gelo picado e adoçante a gosto. Esta bebida é excelente para dias de calor e o maracujá é um calmante natural que evitará a ansiedade que costuma atacar quando a pessoa tenta diminuir a comida.

Ervas que ajudam a emagrecer

  • CAVALINHA: diurética, combate a flacidez e reduz o silício;
  • ALGAS: elas favorecem a queima de gorduras, regulam o açúcar do sangue e o colesterol, melhoram a circulação, são remineralizantes e antifadiga.
  • GARCINIA CAMBOGIA: é um fruto exótico que reduz o apetite e queima gorduras em excesso.

Reportar erro