Durma bem: conheça as plantas que todos deviam ter no quarto

Algumas plantas purificam o ar e aumentam os níveis de oxigênio, favorecendo o nosso sono. Veja quem são elas


Ter uma boa noite de sono é essencial para todos nós. Se você toma um banho relaxante, se deita confortavelmente e, ainda assim, fica se revirando na cama durante boas horas, é necessário tomar algumas medidas para acabar com este problema.

A insônia caracteriza-se pela dificuldade de iniciar ou manter o sono, podendo drenar toda a nossa energia, humor e produtividade, afetando a nossa vida pessoal e profissional.

Se você está procurando uma solução natural para acabar com este problema, saiba que existem algumas plantas que todos deviam ter no quarto, pois nos ajudam a dormir mais e melhor.

Causas da insônia

Geralmente, os vários tipos de insônia são resultantes de diversas razões, tais como fatores físicos, mentais, biológicos, psicológicos e sociais, além de predisposição genética.

Este problema também pode ser agravado por condições como a depressão, ansiedade, distúrbios metabólicos hormonais, fibromialgia e dores crônicas.

A quantidade ideal de horas de sono por noite varia, entretanto, a maioria dos indivíduos sente-se satisfeita após dormir por 7 ou 8 horas.

Se não for devidamente tratado, o problema da insônia crônica pode trazer sérias consequências ao indivíduo, incluindo depressão, ansiedade, irritabilidade, distúrbios da memória e concentração, baixo rendimento profissional e outros.

As plantas que ajudam a dormir melhor

Além de decorar e trazer mais vida e beleza à nossa casa, as plantinhas também podem nos ajudar a ter um sono tranquilo. Talvez você já tenha ouvido falar que ter plantas no quarto faz mal, não é? Porém, não é bem assim.

Algumas plantas purificam o ar e aumentam os níveis de oxigênio, favorecendo a nossa respiração e o nosso sono. Basta uma ou duas plantinhas dentro do ambiente para que o organismo aproveite os seus benefícios.

Veja quais são as plantas que todos deviam ter no quarto:

Bambu Palmeira

durma-bem-conheca-as-plantas-que-todos-deviam-ter-no-quarto-palmeira

Foto: Pixabay

A bambu palmeira age como umidificador natural e é indicada para quem sofre com problemas respiratórios.


Esta plantinha gosta de luz solar direta e umidade.

Babosa (Aloe Vera)

durma-bem-conheca-as-plantas-que-todos-deviam-ter-no-quarto-aloe

Foto: Pixabay

Segundo especialistas, a babosa contém propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias. Ela purifica o ar ao limpá-lo de substâncias tóxicas e auxilia na melhora do sono.

A aloe vera gosta de luz do sol constante e de terra levemente seca.

Jasmim

durma-bem-conheca-as-plantas-que-todos-deviam-ter-no-quarto-jasmim

Foto: Pixabay

O jasmim reduz os sintomas da ansiedade e melhora a qualidade do sono. Esta é uma das plantas que apresenta mais efeitos calmantes.

O jasmim gosta de semi sombra, regas diárias nos dias mais quentes e uma vez por semana no inverno.

Lírio da Paz

durma-bem-conheca-as-plantas-que-todos-deviam-ter-no-quarto-lirio

Foto: Pixabay

Esta planta é capaz de filtrar substâncias tóxicas e, assim, contribui para a purificação dos ambientes.

O lírio da paz gosta de luz indireta, lugar aquecido e regas abundantes e espaçadas.

Lavanda

durma-bem-conheca-as-plantas-que-todos-deviam-ter-no-quarto-lavanda

Foto: Pixabay

A lavanda contém propriedades relaxantes e que diminuem a frequência cardíaca, reduzindo a ansiedade e o estresse. Assim sendo, ajuda a proporcionar uma noite tranquila de sono às pessoas com problemas de insônia.


Reportar erro