Durian – A fruta com mau cheiro que traz benefícios

O durian, de nome científico Durio zibethinus, é uma fruta exótica nativa do sudeste da…


O durian, de nome científico Durio zibethinus, é uma fruta exótica nativa do sudeste da Ásia, sendo originalmente encontrada em Brunei, na Indonésia e na Malásia, onde é também chamada de “rei das frutas”. Trata-se do fruto de uma árvore do gênero Durio, pertencente à família Malvaceae, a mesma do quiabo e do hibisco, por exemplo.

Parecida com a jaca, a sua casca é cheia de espinhos e esta fruta é conhecida pelo seu intenso aroma, adorado por alguns e considerado repulsivo por outros, sendo descrito como uma mistura entre suor com chulé, um par de meias sujas, algum material em estado de putrefação e outras comparações.

Em alguns países, o durian é bastante popular e é utilizado no preparo de bolos, doces, tortas, embutidos e demais pratos. Com relação ao seu sabor, comparam-no a uma mistura entre caramelo e queijo francês.

Durian – A fruta com mau cheiro que traz benefícios

Foto: Reprodução


Proibido durian

O odor intenso desta fruta foi reconhecido pelas autoridades e o seu consumo passou a ser proibido em locais públicos ou fechados, tais como hotéis, transporte público, restaurantes, parques, shoppings etc. Vale ressaltar que o aroma peculiar da fruta é bastante apreciado por muita gente na região leste da Ásia e outros locais.

As propriedades e os benefícios do durian

Apesar de seu aroma não ser apreciado por muitas pessoas, o durian é uma fruta rica em diversas vitaminas e minerais, sendo muito nutritiva e uma ótima aliada da boa saúde.

  • É uma fruta tropical e possui propriedades semelhantes ao abacate e à banana, por exemplo, sendo rica em fornecimento de energia, minerais e vitaminas;
  • Por ser rico em fibras, o consumo do durian ajuda no bom funcionamento do intestino;
  • É fonte de aminoácidos essenciais, como o triptofano. No corpo, este aminoácido metaboliza-se em serotonina e melatonina, neurotransmissores que atuam na indução do sono e no tratamento de epilepsias;
  • É rico em vitamina C, aumentando a resistência do organismo a agentes infecciosos;
  • É fonte de potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial e no controle dos batimentos cardíacos;
  • Por ter composto por açúcares simples, como a frutose e a sacarose, e possuir a polpa macia, o durian é um alimento de fácil digestão.
  • Embora seja um alimento calórico, a fruta não contém gordura saturada, sendo livre de colesterol.

Reportar erro