Douradinha do Campo tem poderes únicos contra doenças da pele

Por Nayla Georgia

Douradinha do Campo tem poderes únicos contra doenças da pele

Imagem: Reprodução

Também conhecida como malva-branca e malva-veludo, a Douradinha do Campo – ou simplesmente Douradinha – é uma planta herbácea da família das Escrofulariáceas que tem caule quadrangular, medindo até 10 centímetros de altura. É uma planta antibiliosa, diurético-purgativa, emenagoga e emeto-carártica. Alguns estudiosos supõem que ela seja venenosa, mas em certos países a Douradinha ocupa o primeiro lugar do topo na questão de medicina caseira. É possível encontrar tal planta abundantemente na Ásia, África e Austrália, mas ela se prolifera bem em quase todo o mundo. Seus princípios ativos são alcaloides  taninos e saponinas. Com propriedades depurativa, enérgica, diurética, emagrecedora, hipotensora, anti-inflamatória, estimulante, sudorífica, emoliente, cardiotônica e antialbuminúrica, essa pode ser uma grande aliada nos tratamentos de diversas patologias simples e até mesmo as mas sérias.

Indicações da Douradinha

Modos de usar a Douradinha do Campo

– Tintura da casca
– Infusão simples

Fazendo a infusão

Coloque duas colheres de sopa (aproximadamente 20 gramas) das folhas, cascas e ramos triturados para um litro de água. Leve essa mistura ao fogo e espere alcançar fervura, então desligue e deixe a solução abafada com uma tampa por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, coe e beba de 2 a 3 xícaras do chá ao dia.

*Este mesmo chá pode ser usado externamente para doenças da pele como erupções, coceiras, furúnculos e feridas.

Tenha cuidado!

Lembra que no início da matéria falamos que alguns estudiosos consideram a Douradinha do Campo como uma planta venenosa? A verdade é que ela é muito benéfica para a saúde, contudo é preciso ter cuidado ao consumir. Evite usar em pacientes que tenham distúrbios na coagulação sanguínea ou esses problemas poderão ser agravados. Ao exagerar no consumo dessa erva os efeitos colaterais que poderão vir a acontecer são: aumento do número de evacuações intestinais ou diarreia pastosa nos intestinos que já estejam pendendo para casos de diarreia devido a outros fatores.

Independente do seu caso, sempre busque auxílio de um médico para resolver a sua condição da melhor forma possível. Não comece nenhum tratamento natural sem que ele seja prescrito ou aprovado por um profissional competente e de confiança.