Domando o frizz dos cabelos com uma receita caseira

Por Redação

Cabelos Rebeldes

Fios rebeldes, o terror das mulheres | Imagem: Reprodução

Você arruma os cabelos, prende, e lá estão eles: os detestáveis fios rebeldes do frizz!

O frizz aparece quando o cabelo está ressecado, com a cutícula aberta e isso, normalmente se deve ao uso constante de secadores e chapinha, além de processos químicos frequentes que acabam por desgastar a cutícula capilar, fragilizando o fio e o arrepiando.

+ A hidratação é fundamental para corrigir esse problema, deve-se fazer uma hidratação profunda ao menos uma vez por semana, além de condicionar os fios toda as vezes em que se lavar os cabelos. Importante é que o condicionador seja bem aplicado, o que raramente é feito, já que costuma-se aplicá-lo durante o banho, com os fios encharcados. O ideal é retirar o excesso de água com uma toalha e só então aplicar o creme, no comprimento até as pontas. Ao secá-los, procure não esfregá-los, apenas aperte a toalha de algodão.

+ Uma cauterização a cada três meses também se torna importante, principalmente para quem tem muita química. O excesso de procedimentos químicos acaba com a queratina dos fios se eles não receberem tratamento adequado, por isso, evite se possível.

+ Use pentes de madeira para eliminar a eletricidade, evitando os de plástico.

+ O xampu ideal a ser usado nesses casos é o que seja rico em aminoácidos e hidratante, os de limpeza profunda devem ser deixados de lado enquanto os fios estiverem frágeis.

+ Produtos do tipo leave-in, que são sem enxágue, são muito bons para domar os fios, especialmente os que forem a base de silicone e óleos reparadores, assim também os séruns, que são bastante concentrados e tem resultados ótimos.

Além de todos esses produtos disponíveis no mercado, ainda se pode lançar mão de uma receita ótima de um condicionador turbinado que ajudará a controlar o frizz nos cabelos. Veja como é simples:

Receita Caseira

Ingredientes:

  • 6 clh de sopa de condicionador de sua preferência, ou de uma pasta base para condicionador;
  • 4 clh de sopa de mel;
  • 4 clh de sobremesa de óleo de alecrim e
  • 5 folhas de babosa (aloe vera)

Como fazer:

Retire a seiva da babosa (abra as folhas ao meio, no sentido co comprimento e raspe o gel com uma colher), coloque esse sumo numa panela para adquirir consistência, acrescentando um pouco de água se for necessário, junte o condicionador, mexendo sempre. Quando estiver homogêneo, misture o mel e o óleo de alecrim, sem parar de mexer.]

Deve ser usado como um condicionador comum, aplicado ao lavar os cabelos, deixando uns minutos e retirando em seguida.