Diminua os sintomas da gastrite com chá de verbena

A gastrite é uma inflamação da mucosa estomacal, mas as pessoas usam o termo como…


A gastrite é uma inflamação da mucosa estomacal, mas as pessoas usam o termo como uma descrição do desconforto que sentem, por exemplo, quando tem qualquer dor ou queimação estomacal, dizem estar com gastrite! Já os médicos, após exames completos, muitas vezes descobrem a gastrite, inclusive quando a pessoa não apresenta nenhum sintoma!

Gastrite pode se apresentar de forma aguda ou crônica.

A gastrite aguda surge de repente e, normalmente, está ligada a algum dos agentes

+ Alguns medicamentos, também situações de estresse físico ou psicológico e alguma infecção, podem levar a um quadro de gastrite aguda;

+ A ingestão de alimentos estragados ou contaminados por bactérias ou alguma de suas toxinas, são causas comuns de inflamação no estômago, parte de uma infecção conhecida como gastroenterite aguda;

+ Alguns agentes agressores também podem causar uma inflamação aguda: medicamentos corticóides,antiinflamatórios não esteróides, AAS (Ácido Acetil Salicílico) e também a ingestão acidental ou não de substâncias corrosivas e de bebidas de álcool.

Diminua os sintomas da gastrite com chá de verbena

Foto: Depositphotos


Quanto à gastrite crônica, os agentes causadores podem ser uma bactéria que vive bem nos ambientes ácidos, como o estômago, mas que acaba por destruir a barreira de proteção das paredes do estômago, fazendo com que os ácidos gástricos ataquem a própria mucosa e cause sua inflamação. A infecção por esta bactéria é crônica, o que transforma esses danos em crônicos também. A gastrite crônica atrófica é a destruição da mucosa pelos anticorpos, o que causa diminuição das células e a consequente redução na produção de ácido gástrico, que é responsável, entre outras coisas, pela digestão dos alimentos. A evolução desse tipo contribui para o surgimento do câncer de estômago.

Quais os sintomas dos diferentes tipos desta doença

Na maioria dos casos crônicos, não há sintomas. Já nos agudos, podem surgir sintomas variados:

  • dor e queimação estomacal;
  • perda de apetite;
  • náuseas e vômitos;
  • azia;
  • mesmo quando come pouco alimento, a pessoa se sente satisfeita;
  • distensão da região do estômago;
  • em casos graves, há sangramento gástrico, que fica evidente no vômito de cor avermelhada e nas fezes escurecidas de sangue (melena);

Como nesses casos a absorção de vitamina B12 e ácido fólico é prejudicada, pode acontecer a anemia, que se evidencia pelos sintomas:

  • fraqueza;
  • comissurite (irritação nos cantos dos lábios);
  • glossite (ardência na língua);
  • diarreia e em casos raros, também podem acontecer, nos casos de gastrite atrófica, alterações neurológicas, envolvendo a memória e orientação.

Este problema pode ter alguns sintomas suavizados pela ingestão de chás medicinais!

Veja uma receita que poderá ajudar

CHÁ DE VERBENA

Ferva em meio litro de água, 1 colher de sopa de raízes e flores secas de verbena, por uns cinco minutos. Espere amornar, coe e beba. Pode ser bebida uma xícara de chá duas ou três vezes ao dia.


Reportar erro