Diminua o Colesterol com chás naturais

Apesar de ser o causador de tantos problemas, o colesterol é fundamental para o funcionamento…


Chá natural

Imagem: Reprodução

Apesar de ser o causador de tantos problemas, o colesterol é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. O corpo precisa de um grama de colesterol por dia para produzir nossos hormônios, a bile, vitamina D e a bainha dos neurônios. Entretanto, essa quantidade necessária de colesterol é produzida pelo nosso fígado diariamente, e aquele que ingerimos acaba virando excesso e prejudicando nossa saúde.

Bom e ruim

O colesterol pode ser popularmente tratado como a gordura no sangue. Todos já ouviram falar que existe o colesterol bom (HLD) e o colesterol ruim (LDL). A diferença de um para o outro está na densidade. O HDL é mais denso que o LDL, e por isso é mais difícil de ser absorvido pelo corpo, sendo eliminado naturalmente.

Já o LDL, que é menos denso, acaba sendo absorvido e prejudicando o organismo. Quando o índice de colesterol no sangue está muito alto ele pode vir a causar sérios problemas cardíacos, pois o colesterol pode se acumular nas veias e artérias, deixando-as obstruídas e podendo levar a enfartos e outras doenças cardíacas.

Como abaixar o índice de colesterol no sangue

Primeiramente, deve-se diminuir consideravelmente o consumo de alimentos gordurosos no dia a dia. Entre os alimentos perigosos para quem tem o colesterol alto está a carne gorda – principalmente a vermelha –, frutos do mar, embutidos – presunto, salsicha e similares –, margarina e manteiga, queijos amarelos e principalmente a gema de ovo. Trocar o leite e o iogurte pela versão desnatada dos mesmos também pode ajudar bastante.

Formule uma nova dieta para você, acrescentando em seu cardápio alimentos que ajudam a controlar o colesterol como pão integral, frutas – laranjas, maçãs, peras, damascos, figos, ameixas –, cebola, alho, milho feijão e demais leguminosas.

Tratamentos à base de chás naturais

Outra coisa de pode ser adicionado ao seu cardápio para diminuir a gordura no sangue são os chás. Uma infinidade de chás tem o controle de colesterol em meio as suas propriedades, mas os mais indicados são o chá verde, chá branco e principalmente a erva mate, cuja maior utilização está na preparação do chimarrão.

Foi comprovado por uma equipe da UFSC que beber um litro de chá de erva mate por dia pode causar uma queda de até 40% do nível de colesterol no sangue. Ele deve ser ingerido 10 minutos antes, durante ou depois das refeições, e junto com os alimentos indicados acima pode inibir a absorção de colesterol ruim do corpo.

Existem outros tipos de chás próprios para o controle do colesterol, que não são tão conhecidos como o chá verde e a erva mate. Veja algumas receitas que podem te ajudar:


Chá de sete sangrias

Ingredientes:

  • colher de chá da erva sete sangrias picada
  • 1 xícara de chá de água

Modo de preparo:

  1. Ferva a água;
  2. Desligue o fogo e acrescente a erva;
  3. Tampe e deixe apurar por 10 minutos;
  4. Coe e beba três vezes por dia.

Cuidado: Se for tomado em excesso esse chá pode causar diarreia!

Chá de alho

Ingredientes:

  • 3 dentes de alho descascados
  • 1 pedaço de uma raiz de gengibre
  • 2 copos de água
  • 1 colher de mel

Modo de preparo:

  1. Parta cada dente de alho em quatro partes;
  2. Ferva o alho e o gengibre nos copos de água;
  3. Reserve por alguns minutos para apurar;
  4. Adocique com o mel;
  5. Beba uma xícara de manhã e outra xícara à noite.

Reportar erro