Dieta Ravenna – Os três pilares e seu segredo

A Dieta Ravenna foi desenvolvida pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna e baseia-se em três pilares…


A Dieta Ravenna foi desenvolvida pelo psicanalista argentino Máximo Ravenna e baseia-se em três pilares que são o corte, a medida e a distância. Ideal para quem deseja perder peso e também sair do sedentarismo e reeducar a sua alimentação, essa dieta tem, além do acompanhamento nutricional, a educação física e os conselhos psicológicos.

Os pilares

O corte é o primeiro pilar e refere-se a cortar os excessos: da compulsão alimentar, do número de refeições, das calorias, entre outras coisas. Essa etapa, além de ser a mais radical é a determinante para que o processo todo alcance o sucesso.

A medida relaciona-se às mudanças em medidas independentemente de ser referente à redução de porções de alimentos ou à redução corporal.

A distância, por fim, refere-se ao afastamento dos paciente com compulsão alimentar dos alimentos.

Dieta Ravenna - Os três pilares e seu segredo

Foto: Reprodução

Os grupos alimentares e as restrições da dieta

Desde carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais, todos os grupos alimentares devem ser incluídos na dieta. Mas atenção: alimentos feitos com farinha e açúcares refinados – carboidratos simples como pães, massas e bolos – devem ser eliminados. Isso devido ao alto índice glicêmico que esses têm: os carboidratos chamados de simples, referidos acima, são convertidos em energia mais rapidamente e ocasionando na produção de insulina de forma exagerada. Isso pode fazer com que as pessoas sintam fome antes da hora certa.


Regras

É preciso fazer quatro refeições por dia, sendo que almoço e jantar, as refeições principais, devem começar com um caldo de legumes e terminar com uma fruta como sobremesa. Nessas duas refeições é necessário também adicionar uma fonte de proteína como ovo, carne ou peixe.

O café da manhã e o lanche da tarde devem ser feitos com cereais leves – sem açúcares –, leite desnatado, frutas, torradas integrais, laticínios leves, entre outros.

Tempo de dieta

A Dieta Ravenna possui um tempo determinado de acordo com a quantidade de quilos que precisam ser eliminados. Dividida em duas etapas, a dieta promete, além da perda de peso – 1ª etapa –, a manutenção deste – 2ª etapa. O período de manutenção, no entanto, deve seguir por toda a vida, baseando-se na reintrodução de todos os alimentos eliminados durante o período de emagrecimento com acompanhamento e reeducação.

A perda de peso

Com a dieta, apesar de a média ser diferente entre homens e mulheres, é possível perder de 5% a 10% do peso no primeiro mês. Mas não desanime: os valores são diferentes dependendo do metabolismo de cada um, portanto persista e fique feliz com seus resultados.

É importante que, para obter resultado, você pratique regularmente atividades físicas. Além disso, é feita uma terapia dos alimentos para tratar àqueles que tem problemas com compulsão por comida.

Os suplementos alimentares são necessários neste momento, pois pode ser que o indivíduo não atinja as quantidades necessárias de vitaminas e sais minerais.


Reportar erro