Dieta Dukan – Alimente-se sem restrição

Criada pelo nutrólogo francês Pierre Dukan, a denominada “Dieta Dukan” passou a ser conhecida no…


Criada pelo nutrólogo francês Pierre Dukan, a denominada “Dieta Dukan” passou a ser conhecida no mundo inteiro após o lançamento de um livro que vendeu 3,5 milhões de cópias apenas na França. Adotada por celebridades como a atriz Jennifer Lopez, este método garante não apenas a perda rápida de peso, mas também a manutenção deste pelo resto da vida, acompanhada da frase mágica “comer sem restrição”.

Dieta Dukan - Alimente-se sem restrição

Foto: Reprodução

Método de fases

A dieta Dukan é um tipo de “dieta da proteína” que é dividida em 4 fases e que, dependendo da pessoa, pode eliminar cerca de 5kg só na primeira semana.

Conheça as fases desta dieta:

1ª fase – Fase de ataque

Na 1ª fase da dieta, denominada “fase de ataque”, só é permitido consumir alimentos ricos em proteínas. As fontes de carboidratos, as frutas e os doces estão proibidos.


Os alimentos permitidos são as carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura; ovos cozidos, iogurte natural ou desnatado e leite desnatado com moderação. A água é fundamental! Esta fase pode durar de 1 a 5 dias.

2ª fase – Fase de transição

Na 2ª fase da dieta Dukan, a fase de transição, algumas verduras e legumes são acrescentados aos poucos no cardápio e devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal. Alguns dos alimentos permitidos são os seguintes: pepino, alface, berinjela, abobrinha, rabanete, tomate e acelga. Nesta fase, deve-se alternar o cardápio: um dia consumir as verduras e legumes permitidos à vontade; no outro, deve-se seguir o cardápio da 1ª fase, ou seja, só proteínas. Esta alternância deve ser mantida até que se alcance o peso desejado e a fase deve durar até que isso aconteça.

3ª fase – Fase de consolidação

Na 3ª fase, a consolidação, as carnes, legumes e verduras continuam presentes. Além disso, são acrescentadas 2 porções de frutas ao dia, 2 fatias de pão integral e 1 porção de 40g de queijo, de qualquer tipo. O tempo para esta fase é calculado com base na quantidade de peso perdido.

4ª fase – Fase da estabilização

Na 4ª e última fase da dieta Dukan, a estabilização, o cardápio volta ao normal, mas, para evitar o ganho de peso novamente, deve-se tomar alguns cuidados.

E como não engordar novamente?

Como já foi dito, o cardápio volta ao normal na última fase da dieta. Mas, para evitar engordar novamente, deve-se escolher um dia da semana para repetir o cardápio da primeira fase, ingerindo apenas proteínas. Além disso, recomenda-se a ingestão diária de 3 colheres de sopa de farelo de trigo e aveia, por serem fibras solúveis, promovendo, assim, a saciedade e ajudando no bom funcionamento do intestino.


Reportar erro