Dicas simples para manter a saúde da sua coluna vertebral

O neurocirurgião, Alexandre Elias, faz recomendações para manter a coluna saudável e garantir a qualidade de vida


De acordo com uma pesquisa recente do Ibope, a dor na coluna está entre as que mais afetam os brasileiros. Pelo menos uma vez na vida, todos irão sentir esse tipo de dor, seja pela má postura ou doenças degenerativas.

A coluna vertebral tem a função de sustentar o nosso corpo e, por isso, precisa de atenção e cuidados para se manter sempre saudável. Neste artigo, confira algumas dicas do neurocirurgião, Alexandre Elias, para manter a saúde da coluna em dia.

Dicas para manter sua coluna saudável

Existem algumas dicas simples que podem auxiliar na prevenção de uma série de complicações e dores na coluna. Segundo o especialista em coluna vertebral, se estas recomendações forem colocadas em prática regularmente, você terá uma vida com mais qualidade.

Dicas simples para manter a saúde da sua coluna vertebral

Foto: depositphotos

Confira as dicas do Dr. Alexandre Elias a seguir:

Ter atenção à postura

dicas-simples-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-vertebral-2

Foto: Pixabay

A nossa coluna suporta o nosso peso, a sobrecarga que geramos sobre ela quando realizamos movimentos, carregamos algo, nos sentamos e até mesmo ao nos deitarmos. Atuando como um alicerce, a nossa coluna terá mais ou menos resistência conforme os cuidados que tivermos com a sua estrutura.

Além de mantermos a postura ereta, devemos saber onde aplicar a força sobre membros e músculos ao fazer movimentos. Quando for realizar movimentos de agachamento e levantamento de peso, lembre-se de contrair o abdômen e manter os ombros sempre alinhados.

Cuidados com o celular

dicas-simples-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-vertebral

Foto: Pixabay

Quando conversar ao celular, não o apoie no pescoço. Isso evitará esforço da cervical.

Atividades domésticas

Dicas simples para manter a saúde da sua coluna vertebral

Foto: depositphotos


Várias tarefas em casa podem prejudicar a nossa coluna. Para evitar incômodos, a pia da cozinha, assim como a tábua de passar roupa, deve ficar na altura no umbigo. Caso isso não seja possível, recorra a um suporte para apoiar os pés. Também é necessário ter cuidado ao varrer a casa: não incline demais a coluna, alterne os braços e tenha atenção às posições de agachamento.

Peso nas sacolas e mochilas

dicas-simples-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-vertebral-3

Foto: Pixabay

Ao carregar malas, bolsas ou sacolas, evite a sobrecarga em apenas um lado do corpo, dividindo o peso nas duas mães e ombros. Lembre-se que o peso que carrega não pode ser superior a 10% do seu peso.

Salto alto

dicas-simples-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-vertebral-5

Foto: Pixabay

Usar sapatos com salto alto com frequência pode encurtar os músculos e tendões da perna. Além disso, o peso do corpo é lançado para frente, prejudicando a postura e alinhamento da coluna vertebral. Para as mulheres que não vivem sem salto, a dica é usar um sapato com no máximo 5 cm de altura e do tipo retangular ou quadrado, que dão mais firmeza ao equilíbrio.

Alongamento

dicas-simples-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-vertebral-6

Foto: Pixabay

Outra dica para manter a saúde da coluna em dia é inserir o alongamento na rotina. Ao acordar, faça pelo menos 10 minutos de alongamento, esticando braços, pernas, costas, pescoço e cintura, em movimentos suaves, longos e repetidos.

Atividades físicas

dicas-simples-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-vertebral-7

Foto: Pixabay

A prática de exercícios físicos também exige cuidados com a coluna vertebral. Antes de iniciar uma atividade, é necessário analisar as condições da coluna para saber se ela apresenta alguma disfunção que possa piorar durante os exercícios. Ao realizar caminhadas e corridas, preste atenção ao tênis e ao solo, que podem afetar a sobrecarga de estruturas. Além disso, também é preciso ficar atento à posição da coluna ao correr.

Além dos cuidados acima, o médico Alexandre Elias lembra que é necessário consultar um especialista caso surja qualquer sintoma incomum de dor insistente nas costas.


Reportar erro