Dicas para eliminar a placa e melhorar a saúde bucal

A placa bacteriana é o acúmulo de bactérias da flora bucal sobre as superfícies dos dentes. Saiba como promover uma boa saúde bucal e evitar esse problema


A placa bacteriana é o acúmulo de bactérias da flora bucal sobre as superfícies internas e externas dos dentes, que podem provocar mau hálito e o desenvolvimento de outros tipos de problemas, como a cárie e a doença periodontal.

A placa tem início com o acúmulo de restos alimentares e, se não for devidamente tratada, pode transformar-se em tártaro. Não existe uma solução definitiva para evitar a placa bacteriana nos dentes, porém, alguns procedimentos caseiros podem ser feitos para reduzir o acúmulo de resíduos alimentares na boca.

Como eliminar a placa bacteriana?

O acúmulo de placa é mais intenso nos locais onde a higiene bucal não está sendo feita adequadamente e, por este motivo, a correta higienização dos dentes é a primeira providência a ser tomada para acabar com este problema.

Dicas para eliminar a placa e melhorar a saúde bucal

Foto: Reprodução/ internet


A maioria das pessoas escova os dentes de maneira apressada e sem oferecer a devida atenção a cada um deles. A forma de escovar também faz a diferença: muitas pessoas escovam os dentes de forma horizontal e da esquerda para a direita, o que pode aumentar a sensibilidade e a má oclusão nos dentes.

A recomendação é realizar a escovação de maneira vertical, primeiro na parte de cima e logo depois a parte de baixo, de forma circular. O fio dental após a correta escovação também é imprescindível para uma excelente saúde bucal.

Dicas para melhorar a saúde bucal

  • Alimentação – Optar por uma dieta saudável e equilibrada também fortalece a saúde dos dentes. A recomendação é evitar alimentos ricos em açúcar e carboidratos, além de bebidas escuras e gasosas;
  • Chiclete – Existem muitas controvérsias relacionadas com a goma de mascar, porém, um estudo recente demonstrou que o chiclete sem açúcar pode ajudar a diminuir a produção de placa bacteriana nos dentes. A recomendação é mascar depois de cada alimentação para que os restos alimentares se soltem e, depois, basta terminar de retirá-los com a correta escovação;
  • Bicarbonato de sódio – Acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio no creme dental pode ajudar a dissolver os resíduos dos dentes e clareá-los de maneira significativa. É importante ressaltar que a quantidade de bicarbonato deve ser mínima, bem como a frequência da aplicação (o indicado é de uma vez por semana), pois o produto pode corroer o esmalte dos dentes.
  • Limão – O ácido presente no limão pode ajudar a limpar a boca, combatendo a placa e o tártaro dos dentes. Além disso, este fruto também pode acabar com o mau hálito e ajudar no clareamento dos dentes. A recomendação é fazer a aplicação apenas uma vez por semana e, assim como o bicarbonato de sódio, também não deve ser excessiva, pois o efeito pode ser justamente o contrário.

Precauções

Lembre-se que o melhor a ser feito para manter a saúde bucal em dia é agendar uma visita com um dentista a cada seis meses. Apenas uma limpeza profissional poderá eliminar completamente a placa bacteriana, que é um problema sério e que pode originar outras doenças bucais.


Reportar erro