Dicas caseiras para evitar os temidos resfriados neste inverno

Se um paciente consegue unir a adoção de práticas saudáveis e a exclusão de vícios, como bebidas alcoólicas e cigarro, este conseguirá combater o resfriado


Tosse, coriza, dores de garganta, espirros, cansaço, dores de cabeça etc. Estes são alguns dos sintomas que surgem quando um paciente apresenta algum resfriado. Mesmo sendo um problema de saúde comum no inverno, ele pode ser combatido com algumas práticas caseiras, econômicas e muito simples. Além disso, são dicas infalíveis contra o resfriado.

Dicas para combater o resfriado

Dicas caseiras para evitar os temidos resfriados neste inverno

Foto: Depositphotos

Beba água

Sendo a bebida mais consumida no mundo, a água serve para deixar o corpo hidratado. Além disso, este líquido ainda ajuda na eliminação de toxinas no organismo e para hidratar a pele, cabelo e intestino. Por estas razões, é imprescindível a ingestão de água, principalmente no inverno, tendo em vista que neste período do ano as pessoas tendem a diminuir o consumo devido o frio. Desta forma, a dica é manter a ingestão de água na proporção de 35 ml para cada tipo de peso.

Consuma alimentos ricos em vitamina C

Quando um alimento possui altas taxas de vitamina C em sua composição, ele é capaz de fortalecer o sistema imunológico do paciente. Assim, eles atuam como aliados das defesas do organismo e isso inclui a luta contra os vírus que causam resfriados. Por isso, aposte em uma alimentação rica em frutas como laranja, acerola, goiaba etc.

Elimine as bebidas alcoólicas e o cigarro

Duas práticas que não combinam com uma boa saúde são o consumo de bebidas alcoólicas e ato de fumar. Enquanto as bebidas deixam o organismo desidratado e podem facilitar o processo de congestão das mucosas nasais, o cigarro é inimigo dos brônquios, uma vez que causa irritação nesta região do corpo e, consequentemente, pode desencadear pneumonia ou outros problemas respiratórios.

Tenha repouso

Descansar é um dos melhores remédios que o corpo precisa, seja qual for o problema apresentado. Isso porque, quando um indivíduo apresenta o resfriado, este sente-se cansado, indisposto e com bastante fadiga. Todos estes sinais são indícios deste problemas, portanto, uma maneira simples de resolver estas questões é utilizar o repouso, pois ele é capaz de ajudar o organismo à recuperar energia para combater o vírus.


Faça exercícios físicos

O frio não pode ser a desculpa para eliminar as atividades físicas do dia a dia. Sem exercitar o corpo, o indivíduo vira um alvo fácil dos vírus. Por esta razão, mesmo com as baixas temperaturas encontre espaço para a prática de exercícios, isso porque quanto mais o seu corpo se movimenta, mais agilidade de resposta o sistema imunológico terá. Contudo, escolha exercícios leves, como caminhadas, pilates etc.

Adote banhos quentes

O banho quente é visto como relaxador, principalmente em épocas de baixas temperaturas. Além disso, esta prática tem a capacidade de aliviar o congestionamento nasal. Por estas razões, é uma dica infalível para combater os resfriados. Todavia, é necessário ter atenção com relação à temperatura da água, tendo em vista que banhos muito quentes podem ressecar a pele, deixando-a desidratada.

Aposte na ingestão de chás

Ao mesmo tempo que você aquece o corpo por fora, com os banhos mornos, você também poderá esquentar o organismo internamente. Para isso, opte por ingerir chás, tanto para evitar o resfriado como também para combatê-lo. Portanto, saiba escolher as melhores opções para aliviar a congestão nasal, como hortelã, camomila, gengibre, mel com limão, canela e outros sabores.

Consuma iogurte e kefir

Esta mistura, além de saborosa, é desintoxicante e consegue realizar a tarefa de substituição de bactérias ruins pelas boas dentro do organismo. Rica em vitamina K, consegue eliminar as toxinas presentes na corrente sanguínea, que muitas vezes são responsáveis pelos resfriados e outras doenças comuns do inverno.

Desobstrua o nariz

Existe uma maneira simples e barata de descongestionar as vias nasais, isto é, a terapia a vapor. Para tanto, adicione em água fervente algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta. Em seguida, inale o vapor advindo desta mistura. O tratamento pode ser repetido até oito vezes por dia, isso vai ajudar em uma recuperação mais rápida.

Cuide da garganta

A garganta é um dos órgãos que mais sofre na época de baixas temperaturas, pois quando um paciente está gripado é possível que as amídalas inflamem e isso causa dores na deglutição. Por esta razão, é importante apostar em alguns cuidados nesta região, como no caso do tratamento feito à base de água morna e sal, no qual você pode realizar gargarejos com a mistura.


Reportar erro