Dicas básicas para fazer sucos naturais com sabores incríveis

Existem alguns segredos nos preparos dos sucos que os deixam ainda mais saborosos, potentes e benéficos à saúde. Descubra-os


Além de refrescante, tomar suco é a forma mais prática de aproveitar os nutrientes de frutas e legumes, principalmente para as pessoas que não conseguem comer diariamente estes alimentos. Suprindo nossas necessidades, as bebidas feitas com estes ingredientes contribuem com a ingestão de fitoquímicos presentes neles, e acabam contribuindo ainda mais com a nossa saúde e bem-estar.

Existem alguns segredos nos preparos dos sucos que os deixam ainda mais saborosos, potentes e benéficos para a saúde. São dicas que podem facilitar o preparo das bebidas e a melhor forma para ingeri-las, respeitando os prazos de estoque de cada mistura. Aprenda agora como saborear um suco saudável e conservado.

Trabalhando com o sabor

Antes de tudo, o suco precisa ser saboroso ao paladar. E, geralmente, por não terem costume, as pessoas parecem não gostar do sabor que estas bebidas proporcionam. Sendo assim, é preciso seguir etapas para acostumar o paladar com o gosto do suco fresco, cru e com a sensação de “diferente” e forte. Até que as papilas gustativas se acostumam e você possa aproveitar ainda mais dos benefícios.

Os sucos de algumas frutas costumam ser bastante doces, por isso, podem ser equilibrados com a aderência do limão ou da beterraba. Já as bebidas que levam legumes costumam ter um gosto mais forte e, desta forma, precisam ser diluídos. A dica, nestes casos, é usar a proporção de três ingredientes de sabor mais suave, como maçã, cenoura etc., para um forte, por exemplo, verduras escuras como brócolis entre outros.


Dicas básicas para fazer sucos naturais com sabores incríveis

Foto: Reprodução/ internet

Logo no início, o paladar e o organismo vão estranhar a mudança de alimentação. Podem ocorrer desconfortos menores, como dores de barriga e até gases. Porém, esta fase transitória será curta. Portanto, comece a ingestão destas bebidas aos poucos, sendo um ou dois copos diários por vários dias. Desta forma, o corpo vai se adaptando aos suco fresco e integral aos poucos. Depois é só beber a quantidade que lhe faça se sentir confortável.

Suco fresco ou conservado?

Seja natural ou não, uma bebida só serve melhor quando ingerida imediatamente. Sendo assim, opte por ingredientes frescos, maduros e orgânicos e prepare o suco e beba logo em seguida depois de pronto. Além de mais saborosa, a mistura é mais nutritiva, isso porque as substâncias contidas no suco são voláteis e começam a se desfazer quando estão expostos ao ar. Um exemplo é a vitamina C que começa a se deteriorar quando fica exposta ao calor, ar ou quando é estocada.

Para garantir doses importantes deste nutriente e de outros fitoquímicos fundamentais para nossa saúde, é necessário ingerir a bebida assim que ela for preparada. Todavia, se não for possível de maneira alguma seguir esta “regra”, o ideal é usar recipientes de vidro para guardar o preparo. É importante também que ele fique cheio até a borda e fechado com um tampa bem apertada. Mantenha-a na geladeira e beba em até uma ou duas horas, no máximo.


Reportar erro