Detone o inchaço da retenção de líquidos com remédios caseiros

Por Redação

Detone o inchaço da retenção de líquidos com remédios caseiros

As calças não fecham mais por causa do corpo inchado?| Imagem: Reprodução

A retenção de líquidos é um dos desconfortos típicos das mulheres, mais uma característica relacionada aos hormônios, que vira e mexe alteram nosso bem-estar!

Nesse caso é a nossa silhueta que fica alterada, mas o corpo não acumula líquidos apenas por causa da gangorra dos hormônios, embora seja um dos sintomas da TPM, quando nossa calça jeans fica apertada e os peitos parecem maiores! Há outras razões para a retenção de líquidos e esta é uma consequência de alguns problemas que podem até ser sérios, como por exemplo:

  • Ficar longos períodos sentada sem se movimentar;
  • problemas cardíacos;
  • problemas com os rins;
  • uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.
  • uso prolongado de saltos altos;
  • consumo excessivo de sal.

A retenção de líquidos é mais evidente nos joelhos e tornozelos, em alguns casos, mas, em outros, o corpo inteiro apresenta inchaço, especialmente a barriga, que está sempre estufada, tudo isso causando o aumento de peso.

O que fazer para acabar com a retenção de líquidos?

Esse problema tem solução e pode ser através de métodos naturais! Veja algumas ideias de “remédios caseiros” que farão seu organismo eliminar o excesso de líquidos e com ele as toxinas do sangue!

  • COMA alguns alimentos que ajudam na eliminação de líquidos: feijão, grão-de-bico, chuchu, alface, rúcula, banana, agrião, laranja, manga e pepino.
  • EVITE alimentos como: bolos, frituras, embutidos, azeitona e chocolate, etc.
  • BEBA OS CHÁS DIURÉTICOS: chá verde, chá de casca de maçã*, erva doce, cavalinha, chá branco, chá de dente-de-leão, chá de folhas de oliveira e chá de carqueja.
  • BEBA MUITA ÁGUA! A água estimula o funcioanamento dos rins, a circulação e colabora na eliminação de toxinas;
  • EXERCITE-SE! A atividade física também estimula a circulação sanguínea e a perda de peso.
  • REDUZA O SAL! O saleiro deve ser proibido de frequentar sua mesa, ele é uma tentação ao exagero e também a quantidade de sal na preparação dos alimentos deve ser reduzida, além de um cuidado especial com os alimentos industrializados (enlatados, embutidos, etc.) que contém muito sódio!
  • HIDRATE SUA PELE COM PRODUTOS CERTOS! Cosméticos que ativem a circulação, especialmente os que contém cânfora e mentol.
  • USE MEIAS ELÁSTICAS! Elas devem ser vestidas antes mesmo de sair da cama pela manhã, pois facilitam a drenagem.
  • Por falar em drenagem, uma ótima ideia é fazer uma drenagem linfática caseira! Sim, alguns movimentos dessa massagem tão benéfica aplicada por profissionais, podem ser feitos por você mesma!

Veja alguns movimentos da drenagem que ajudarão a eliminar os excessos de líquido de seu corpo

Use alguns movimentos para drenar os líquidos dos corpo

Use alguns movimentos simples para acabar com o problema | Imagem: estilo.uol.com.br

  1. Pise numa bolinha de tênis, ou outra do mesmo tamanho, mantendo-a bem no meio do pé, faça movimentos circulares com esta bolinha por cinco minutos e repita com o outro pé.
  2. Sente-se e apoie a perna num banquinho. Começando pelo tornozelo, deslize a mão pela lateral da panturrilha (“batata da perna”) pressionando levemente em direção ao joelho, como se conduzisse uma bolinha imaginária. Faça isso várias vezes, de baixo para cima.
  3. Deslize as mãos ao redor da coxa, desde o joelho até o quadril e a virilha. Pressione a virilha levemente, imaginando que ela é um ralo por onde deve ser escoado o líquido. Usar um creme anticelulite potencializa os benefícios e ajuda a mão a deslizar melhor!
  4. Parta da parte de trás do joelho e siga pela parte interna da coxa, deslizando e pressionando a coxa até chegar à virilha. Faça novamente a pressão na virilha para “escoar”o excesso de líquidos.

Ao final dessa massagem, você sentirá a perna mais leve, se sentir dor, não faça mais a massagem e é aconselhável procurar um médico.

* PREPARO DO CHÁ DE CASCA DE MAÇÃ:

- Ferva 250ml de água, coloque a casca de metade de uma maçã em infusão até que amorne e beba. Deve ser feito três vezes ao dia. Comer as maçãs verde e vermelhas alternadamente todos os dias, também ajuda a regularizar o intestino e eliminar toxinas, portanto, pode ser útil na retenção de líquidos!